Selecionadas as novas visitadoras dos programas Pim e Paism

Grupo de mulheres que participou do treinamento para visitadoras dos programas junto ao prefeito municipal Wainer Machado

Em pouco tempo a periferia de Sant’Ana do Livramento contará com mais 15 novas visitadoras dos programas PIM e PAISM, que irão levar informações, encaminhar mamografias e instruir as mulheres sobre cuidados com a saúde pessoal e de suas crianças.

Após uma capacitação de 40 h, sendo12h de atividades práticas realizadas entre 19 e 30 de abril, foram selecionadas novas visitadoras, entre 50 que participaram do treinamento. As demais irão compor um cadastro reserva. Todas as escolhidas serão contratadas como estagiárias, por um período de seis meses, podendo ser renovado até completarem dois anos. O grupo é formado por mulheres jovens em início de carreira. Na opinião de Cely de Almeida, coordenadora dos programas Pim e Paism, o trabalho é uma oportunidade para inserção no mercado de trabalho, principalmente para as estudantes da área de saúde e de educação.

O programa da Infância Melhor (PIM) é um projeto Estadual, pactuado no município, desde 2006, pelo Prefeito Wainer Machado. Este projeto tem como finalidade trabalhar o desenvolvimento, a percepção e cognição de crianças de zero a seis anos. Cada visitadora atende em média 25 famílias, através de visitas semanais, previamente agendadas.

O Programa de assistência integral a saúde da mulher – PAISM mantido com recursos do município,foi criado em 2005, desde então foram prestados 30 mil atendimentos às mulheres de diversos bairros da periferia. Conforme informou a coordenadora do Pim e Paism, são trabalhados sete temas básicos: violência doméstica e sexual, planejamento familiar, DST/ AIDS, pré-natal, climatério, câncer de mama e colo do útero. Em relação ao câncer de mama, através do PAISM nos últimos 06 meses, foram encaminhadas 762 mulheres para fazer mamografias, com mais de 40 anos ou casos de risco. Outro grupo bastante expressivo que é atendido pelo Paism, são as gestantes, acompanhadas em todo o período gestacional. Assim que as novas visitadoras estiverem atuando, a expectativa é de que as mulheres assistidas aumentem em torno de 20%. Os programas tem sua sede no Centro de Referência da Mulher, e estãoligados as Secretarias da Saúde, da Educação e de Assistência e Inclusão Social.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


1 Comentário

  1. Quelinha

    Já fiz parte do PIM/PAISM. Foi um momento de aprendizado e oportunidade! As experiências são enriquecedoras. Dona Cely de Almeida é uma pessoa incrível.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.