Inaugurada sede da Coordenadoria Regional da SDR em Livramento, abrangendo 5 municípios

O ato de descerramento da placa, na inauguração da sede regional da SDR

O secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, inaugurou ontem, em Livramento, a sede da Coordenadoria Regional da Pasta, às 11h15, descerrando a placa indicativa da representação pública setorial no município. Ciceroneado pelos coordenadores Horacio Davila e Alcedir Drum dos Santos – bem como a equipe que atua na repartição local -, Pavan considerou um importante momento estratégico para a promoção do desenvolvimento, em especial nos assentamentos existentes no território santanense. Estiveram presentes Erone Londero, Luis Fernando Fabrício, da gerência da Regional da Emater em Bagé; Lisiane Schlick, Graciela Correa Meller, Mario Gonzales, do escritório da Emater em Livramento; o vereador Glauber Lima, bem como outros dirigentes partidários, técnicos e convidados.

Na estrutura, conforme Pavan, será possível abrigar, para fácil deslocamento, equipamentos necessários à manutenção da infraestrutura dos agricultores familiados trazidos para o município. “Estamos criando as condições para promover o desenvolvimento dessas famílias, que foram trazidas de vários outros pontos do Estado pelo Incra e, através das parcerias, proporcionando-lhes condições para produzir” – disse o secretário.

Na manhã de sexta, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) promove a assinatura de diversos convênios, além da inauguração da sede na fronteira, estabelecendo parcerias, conforme Pavan, entre associações e cooperativas, tornando possível beneficiar 1.320 agricultores, que juntos produzem 2,2 milhões de litros de leite/mês.

Pavan defende que a agricultura familiar precisa de políticas públicas. “Produzir, agregar valor e colocar o produto na mão do consumidor tem sido uma das metas do Governo, através da SDR. E o governador Tarso Genro tem estimulado, por exemplo, a política voltada para as agroindústrias familiares” – sintetiza Pavan.

Ivar Pavan, titular da SDR

ENTREVISTA

A Plateia – É possível a regionalização do abastecimento dos municípios com produtos da agricultura familiar?

Pavan- Não é só possível como estamos trabalhando nesse sentido junto com a Ceasa. Esta tem sido uma de nossas propostas para todas as regiões do Estado, falando em descentralização, mas para isso é preciso produção. Seja via abastecimento regional para quem necessitar, seja com a implantação de pontos fixos de venda para a venda dos produtos que as famílias disponibilizam.

A Plateia – Há muita carência nos assentamentos, regiões de pequenos produtores e agricultores familiares. Como equilibrar isso?

Pavan – Esse é um desafio que nos colocamos, procuramos criar, inclusive com a regionalização da SDR por intermédio das coordenadorias, as condições propícias para que esses produtores possam, com suporte de uma infraestrutura de estradas, condições de trabalho, de moradia, enfim, tudo o que é necessário para que possam trabalhar a terra e dela tirar seu sustento.

A Plateia – Quais os principais objetivos da SDR?

Pavan – São vários, como manter um elo de ligação permanente com o produtor, cooperativas, setores associativos, visando valorizar o agricultor familiar e fazer com que agregue valor a seu produto, obtendo renda. Para isso, estamos promovendo ações iniciais para qualificar as economias de base familiar e cooperativas, dentro de uma proposta de conjugar desenvolvimento econômico com sustentação ambiental. A SDR atua na Agricultura Familiar, Pesca e Aquicultura, Quilombolas e Indígenas, Desenvolvimento Agrário, Agroindustria Familiar, Cooperativismo, Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Assistência Técnica e Extensão Rural e Comercialização e Abastecimento. Estabelecemos vários programas, os quais estamos divulgando e ampliando, para conseguir a inserção de agricultores e entes ligados ao segmento, como RS-Pesca e Aquicultura, Irrigando a Agricultura Familiar, Agroindústria Familiar, o Leite Gaúcho, o programa Gaúcho do Cooperativismo Rural e o Plano Safra Gaúcho.

Visita também consolida várias parcerias sociais

O titular da SDR conversa com representantes da comunidade quilombola local

O titular da SDR, em Sant’ Ana do Livramento, no auditório da 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), fez uma apresentação da secretaria. Pavan também recebeu algumas representações, durante sua permanência na sede regional da SDR – que abrange cinco municípios (Santa Margarida do Sul, São Gabriel, Rosário, Quaraí e Livramento) – tendo mantido contato com representantes da Emater local, comunidades árabe e quilombola, entre outros. As cooperativas e associações que se tornaram parceiras da SDR são a Cooperativa Regional dos Agricultores Assentados Ltda de Hulha Negra (Cooperal), com 432 associados; a Cooperativa Regional dos Assentados da Fronteira Oeste Ltda de Sant Ana do Livramento (Coperforte), com 650 associados; a Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Sant’ Ana do Livramento (Applesa), com 41 associados; a Cooperativa Mista e Consumo de Pequenos Produtores de Leite do Município de Quarai Ltda (Cooperleite), com 30 associados; a Cooperativa Regional dos Assentados da Reforma Agrária de Manoel Viana (Comav), com 87 associados; e a Associação de Criadores de Gado Leiteiro e Produtores de Leite de Alegrete (Acripleite).

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.