MST e assentados fazem protesto nas sedes de várias instituições locais, estaduais e federais

Mobilizações na frente do Banco do Brasil e do Fórum de Sant’Ana do Livramento foram as primeira ações, tidas como as mais importantes

O dia de ontem foi de mobilização do Movimento dos Sem Terra e assentados dos 32 assentamentos em Livramento. Pela manhã e à tarde, cerca de 100 manifestantes estiveram em ações organizadas no Banco do Brasil, Fórum de Livramento – para contatos com a Defensoria Pública e os magistrados, Prefeitura Municipal, Banrisul, a exemplo do que ocorreu em outros sete municípios na Metade Sul, várias cidades e a capital riograndense. Também, em âmbito nacional, movimentações semelhantes ocorreram, visando, como resultado, encaminhamentos para Brasília. As finalidades das manifestações foram a entrega de uma pauta de reivindicações dos movimentos sociais, bem como, em nível local, buscar evitar a realização de um leilão judicial de 20 vacas de leite de um assentado, conforme informou Jocerlei dos Santos, uma das lideranças locais.

 

A primeira concentração ocorreu das 10h às 12h, na frente da agência do BB.

O gerente Carlos Alberto Dutra recebeu dois dos líderes da mobilização, Jocerlei e Vicente, que entregaram a pauta de reivindicações. Comprometeu-se a encaminhar o documento entregue pelas lideranças para a superintendência do BB em Porto Alegre.

De forma pacífica, com palavras de ordem e bandeiras, os manifestantes permaneceram na frente das sedes das instituições, tendo como metas cerrar fileiras com outros grupos do MST que também dirigiram-se a prédios públicos visando pressionar por respostas, a partir do centro das decisões de políticas públicas: a capital federal.

A mobilização foi estruturada por integrantes do MST, Via Campesina, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Fetraf Sul, bem como as respectivas confederações. Os assentados alegam que a estiagem e a decretação de emergência em mais de 300 municípios gaúchos, com perdas incalculáveis nas atividades agropecuárias, impactam de forma negativa com muita força nos assentamentos.

Vicente e Jocerlei com o gerente do Banco do Brasil, Carlos Alberto Dutra, ontem pela manhã

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.