Reitoria convida comando de greve para mais uma reunião

Nova tentativa de acordo será feita para que os alunos possam assistir ao recomeço das aulas mesmo com calendário alternativo, que será apresentado dentro das propostas

Expectativa é pelo reinício das aulas ainda no mês de agosto, também na Unipampa em Sant’Ana do Livramento

O assunto tem sido recorrente nas rodas de conversa, principalmente entre alunos matriculados nos cursos oferecidos no campus da Unipampa – Universidade Federal do Pampa, em Sant’Ana do Livramento: a greve dos servidores da instituição. Paralisados desde o dia 16 de junho, a greve completou na última terça-feira 60 dias sem que grandes avanços pudessem ser vistos nas negociações.

As incertezas quanto ao reinício do semestre letivo, que pelo calendário antigo teria suas aulas em andamento desde o dia 15, se voltam todas agora para a continuidade das negociações entre os comandos da Universidade e dos grevistas. Em entrevista concedida ao jornal A Plateia, na semana passada, a Pró-Reitora de Graduação, professora Lúcia Vinadé, disse ainda ter esperanças muito fortes de que o reinício das aulas se dê ainda no mês de agosto, dependendo da aceitação por parte do comando de greve da proposta preparada e que consta no calendário alternativo. De acordo com ela, as aulas iniciariam na semana entre 22 e 29 de agosto, mas fatalmente teriam que invadir o mês de janeiro, o que representa uma preocupação a mais, principalmente para alunos bolsistas e que são naturais de outras cidades e Estados, uma vez que neste período automaticamente são cessados os pagamentos para este tipo de benefício.

O Coordenador Acadêmico da Unipampa, professor Luis Edgard de Araújo Lima, disse, na manhã da última segunda-feira, que espera por um desfecho que seja satisfatório para todos os lados, uma vez que entende o posicionamento dos grevistas, mas também as preocupações dos alunos, que estão constantemente entrando em contato com a sede da Universidade em busca de informações.

Negociação

A Reitoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) convidou o Comando da greve dos Servidores Técnicos Administrativos em Educação (STAE) para mais uma reunião de mediação dos interesses da comunidade universitária, a se realizar nesta quinta-feira, dia 18 de agosto. Já ocorreram duas reuniões entre a Reitoria e o Comando de greve, uma na Reitoria e outra no Campus São Gabriel.

Respeito

Informa a reitora, Maria Beatriz Luce, que nesta ocasião a Reitoria pretende reiterar que respeita o movimento dos STAE e o dos estudantes, exercendo seu papel em busca da regularização das atividades, em atenção ao Projeto Institucional e o Calendário Acadêmico, bem como mediando os conflitos de interesse entre os segmentos da comunidade acadêmica e/ou os desvios dos princípios de cidadania e convivência universitária.

Na terça-feira, a reitora esteve em Brasília novamente, constando em sua agenda solenidade no Palácio do Planalto relativa a políticas públicas e financiamento das IFES e para continuidade dos avanços alcançados nas políticas de expansão qualificada da Educação Superior e de valorização dos profissionais das IFES. Esta pauta foi objeto de recente reunião dos reitores com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, e de diversas ações com lideranças e parlamentares da esfera federal.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


1 Comentário

  1. marciolopesleal

    Uma pena que forasteiros estejam colocando moscas no progresso de Livramento. Aonde esta a garra gaúcha? Nada contra estudantes virem de outros estados para estudar em Livramento, mas não é aceitável que os lideres forasteiros estejam atrasando o progresso com a desculpa que tudo irá melhorar. Com certeza ira melhorar, mas não precisa parar tudo para conseguir isso. Infelizmente esta cultura de parar tudo vem do norte do pais. 

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.