Novos poços proporcionarão mais 180 mil litros de água por hora, para comunidade

Prefeito municipal, Wainer Machado, e os diretores do DAE, João Carrets e Francisco Ferrão: FotoDANIEL BADRA/AP

Máquinas pesadas e equipamento de ponta foram posicionados, ontem, dentro do Parque Industrial do DAE – Departamento de Água e Esgoto de Livramento, para início de perfuração de um dos dois novos poços artesianos. Eles darão vazão a milhares de litros de água, já a partir da próxima semana, segundo estima o Governo Municipal.

A obra, orçada inicialmente em R$ 462 mil, já com o estudo ambiental incluído, tem como objetivo encerrar o problema de abastecimento de água que chegou a ocorrer neste verão, especialmente em uma das áreas mais atingidas, que foi o bairro Tabatinga, no Wilson – local escolhido para a perfuração do segundo poço, que irá ocorrer assim que o primeiro for concluído.

Durante entrevista na tarde de ontem à Rádio RCC FM, o prefeito municipal Wainer Machado, juntamente com o diretor Presidente do DAE, João Carrets, e o geólogo Claudio Oliveira, destacou que este é um processo importante e que vem melhorar o abastecimento de água em pontos estratégicos da cidade. “Em aproximadamente 20 dias, assim que os novos poços forem ligados à rede de abastecimento, esperamos encerrar os problemas com a falta de captação de água em alguns pontos da cidade”, destacou Wainer.

Já o geólogo Cláudio Oliveira, também proprietário da empresa Hidrogeo – Poços Artesianos, a qual estará realizando estas perfurações, disse que normalmente a água adequada neste tipo de solo é encontrada entre 180 a 200 metros. “Esperamos estar captando a água desejada neste primeiro poço na próxima terça ou quarta-feira, com uma vazão de cerca de 90 mil litros/h.

Enquanto isso, no sábado, estará em Livramento a empresa Hydrolog, a qual fará um estudo de perfilagem e elétrica, no segundo poço a ser perfurado. “Este estudo nos dirá onde tem água e o teor de sais do solo, para podermos isolar o que não queremos captar e vice-versa”, explicou o geólogo.

Sant’Ana do Livramento possui, atualmente, segundo o diretor do DAE, João Carrets, 38 poços para abastecimento de uma população de mais de 80 mil habitantes. Esta água é captada diretamente no Aquífero Guarani, uma das poucas regiões privilegiadas por este lençol freático disponibilizado há anos pela natureza.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.