Livramento sedia encontro de mobilização

Equipe de trabalho composta por técnicos dos municípios sócios e coordenadores institucionais Foto:ASCOM PM

Os municípios de Sant’Ana do Livramento, Alegrete, Rosário do Sul, Quaraí e o Departamento de Rivera estão, desde a segunda-feira, 27 de fevereiro, mobilizados em reuniões técnicas do projeto Urb-Al III. O coordenador institucional, município de Borba, em Portugal, através de seu presidente, Angelo Sá, está em Livramento com toda a equipe técnica, realizando reuniões técnicas, políticas e institucionais.

Trata-se de um programa de cooperação regional da Comissão Europeia com a América Latina, cujo objetivo é contribuir, incrementando ações de coesão social e territorial. Nos cinco municípios sócios do Urb-Al III, na região do Pampa, o projeto foca suas ações em subprojetos desenvolvidos junto a comunidades da Área de Proteção Internacional (API), que abrange a APA do Ibirapuitã (Brasil) e o Vale del Lunarejo (Uruguai).

Entre os cinco sócios, são ao todo 21 subprojetos nas áreas de Ovinocutura, Bovinos de Leite, Hortifruticultura, Apicultura, Turismo, Mata Nativa e Tear em Lã Rústica. Sant’Ana do Livramento focou suas ações em Turismo, Ovinos e Bovinos de Leite, participando, ainda, junto com Rivera, com alunas das localidades da Caneleira e Tafona, no curso de Tear.

No decorrer da semana, além das reuniões técnicas no Núcleo de Estudos Fronteiriços, também foram realizadas saídas de campo, com o objetivo de mostrar aos coordenadores do município de Borba, em Portugal, as unidades demonstrativas dos projetos já em execução. Em Rivera, foram visitados o Parque Gran Bretaña, onde estão sendo desenvolvidas ações dos subprojetos de Mata Nativa e Turismo; e na localidade de Cuervos\Caminho das Diligências, em Rivera, onde roteiros turísticos de ecoturismo e turismo de aventura farão parte do projeto. Já em Livramento, foram visitadas unidades demonstrativas de Bovinos de Leite, na localidade da Caneleira; e a região dos Cerros Verdes, onde o projeto de turismo já começa a ser executado através do levantamento histórico que está sendo elaborado.

O município de Alegrete também recebeu a comissão. Além da Prefeitura Municipal, a Fundação Marona também é sócia do projeto e responsável pela execução de subprojetos nas áreas de Ovinos e Bovinos de Leite. Unidades demonstrativas foram visitadas na localidade Rincão do 28.

O encerramento do evento, na quinta-feira, 1° de março, contou com as presenças do prefeito Wainer Machado, Marne Osório, Intendente de Rivera, e mais o prefeito de Borba, Angelo Sá, que aconteceu nas dependências do Núcleo de Estudo Fronteiriços, oportunidade em que foi apresentado documentário sobre os subprojetos em desenvolvimento na região do Pampa.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.