Educação fiscal é realidade nas escolas municipais

Entrega de prêmios do concurso de redação e desenhos sobre cidadania e encerramento das atividades do NMEF

O Programa Municipal de Educação Fiscal, em parceria com a Inspetoria da Receita Federal do Brasil, em Sant’Ana do Livramento, desenvolveu no ano de 2011 o Projeto “Cidadania, Uma Prática Diária”. Este Projeto envolveu 14 escolas municipais de ensino fundamental, 02 escolas estaduais e 05 escolas municipais infantis.

O Núcleo doou um aparelho de ar condicionado para o laboratório de informática da Unidade Agrícola

Estas escolas participaram das atividades nas dependências do Núcleo Municipal de Educação Fiscal, situado na Praça Oriovaldo Grecellé. Além de participar de atividades práticas como visitas à Câmara de Vereadores, volta na praça para conhecer laboratórios, escolas vizinhas, Santa Casa de Misericórdia, banca de jornais, terminal eletrônico de Banco, conhecer o semáforo com os direitos e deveres de pedestres e condutores, ainda construíram dez canteiros com 120 mudas de flores, com o objetivo de revitalizar a praça e preservar o meio ambiente. Os 600 alunos que frequentaram o Núcleo quinzenalmente durante o ano de 2011, trabalharam conceitos assistindo filmes e socializando os conhecimentos já trabalhados na sua escola sobre: Patrimônio Público, Bens Sociais (educação, saúde, segurança), Pirataria, Sonegação e Evasão, Direitos e Deveres do Cidadão, PPA, LOA, LDO, Orçamento Participativo, Impostos Diretos e Indiretos.

Todas as escolas que participaram destas atividades e desenvolveram projetos na própria escola com o objetivo de construção da cidadania, tiveram seu trabalho reconhecido, recebendo destinações de mercadorias da Receita Federal (bens perecíveis, ventiladores, aparelhos de ar condicionado, televisores, aparelhos de som, brinquedos, esterilizador de mamadeiras, pacotes de meias, material esportivo, material de informática: HD 1500GB, modem, roteador, wireless, USB, gravador de cd e DVD,placas, memória micro SD, HUB 16P, HUB8P.

A escola Joca Paiva também foi beneficiada com doações

Os aparelhos de ar condicionado (9000, 12000 e 18000 Btus) foram destinados para todas as escolas municipais que possuíam Laboratório de Informática e para as escolas municipais infantis que precisavam também de ambiente climatizado nas salas de estimulação precoce. Participaram ainda das atividades do Núcleo Municipal de Educação Fiscal no 2º semestre de 2011, as Escolas Estaduais Vitélio Gazapina e General Neto, o SAE – Serviço de Atendimento Especializado, o Centro do Idoso, o PIM e o PAISM.

Ao fim do ano letivo de 2011, na Festa de Encerramento das Atividades do Núcleo de Educação Fiscal, os melhores trabalhos sobre Cidadania e Educação Fiscal – apresentados pela educação infantil, séries iniciais e finais, modalidade desenho e redação – foram premiados com brinquedos, instrumentos, MP4, mochilas, bonés, play 1 e 2, bolas rádios e celulares. Estes foram entregues aos alunos durante o evento na Praça Oriovaldo Grecellé, por Carlos Luciano Sant’Anna, inspetor da RFB; Wainer Machado, prefeito municipal; coordenadoras do Programa Municipal de Educação Fiscal e secretários municipais.

Ato de assinatura do recebimento do ar condicioado pela escola Célia Irulegui

O inspetor da RFB em Livramento, Carlos Luciano Sant’Anna, grande motivador e apoiador do Programa Municipal de Educação Fiscal, ressaltou a importância do Núcleo para o município e enfatizou que é o pioneiro em todo o Brasil e que possui sede própria, onde é desenvolvido um trabalho que não só enfatiza o pagamento de tributos, mas valoriza as atividades que promovam o exercício da cidadania através de atitudes éticas, para que tenhamos uma sociedade mais justa e digna.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.