A hora chegou, enfim universitário da Unipampa

A busca por uma vaga na universidade levou centenas de candidatos ao campus da Universidade Federal do Pampa, das 14h às 15h, confirmando o interesse nos cursos em que estavam inscritos, nesta que foi a segunda chamada para os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e estavam inscritos no Sistema de Seleção Unificada – SISU, do Ministério da Educação. Em uma tarde muito quente, no Ginásio da Unipampa, longas filas de interessados nas vagas remanescentes para os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Gestão Pública e Relações Internacionais se formaram. A partir das 16h, uma pequena multidão se reuniu no pátio da Unipampa para aguardar a leitura dos classificados e, na medida em que foram chamados, seguiram para o segundo andar do prédio. Nesse momento, a emoção tomou conta daqueles que conseguiram a tão esperada vaga – olhos cheios de lágrimas, abraços, telefonemas, pulinhos de alegria. As mãos chegavam a estar trêmulas no momento em que abriam as pastas e os envelopes com os documentos. Enquanto isso, a maioria ia embora sabendo que não foi desta vez.

Vagas e cursos

Através da internet, 600 candidatos manifestaram interesse pelas 156 vagas oferecidas pela Unipampa, campus Livramento. Todos os cursos tiveram as vagas preenchidas, apenas sobraram vagas em Relações Internacionais, para o qual será aberto um novo edital. Hoje, continuam as matrículas, embora a grande maioria tenha se matriculado ontem. Caso haja alguma desistência, os suplentes serão comunicados na sexta-feira. Todos os cursos iniciam as aulas no dia 12 de março, com exceção de Administração Noturno, que será no segundo semestre.

As vagas oferecidas foram: Administração Diurno – 38; Administração Noturno – 27; Ciências Econômicas – 35; Gestão Pública – 18; e Relações Internacionais – 36.

Os novos calouros da Unipampa

Na lista dos candidatos ao Curso de Gestão Pública, no primeiro lugar constava o nome de Anderson Schulz Torres, 28 anos. O calouro disse que fez a escolha certa e seu objetivo é progredir no próprio trabalho. Há 8 anos, ele é funcionário público, na função de ronda da Escola Municipal Infantil Arco Íris. Rodrigo Tavares, 34 anos, também escolheu Gestão Pública, e salientou que o bom desempenho foi resultado da dedicação e calma na hora de fazer a prova. Para ele, vai ser um orgulho ser aluno da Unipampa, pois ouve falar muito bem da Universidade.

O jovem Leonardo Caldas de Aguiar Peres, com apenas 16 anos, muito entusiasmado ao lado da mãe Magda Caldas, comemorou a vaga conquistada em Administração. Ano passado, ele concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Professor Chaves e este ano já está ingressando na universidade, sendo aprovado também em Engenharia Florestal, em São Gabriel. “O curso que queria tem na minha cidade, fica perto de casa e vou me formar jovem”. Ele garante que entrou 2012 com o pé direito, e que está muito feliz com o fato de ter passado no curso de Administração.

Aprovada em Ciências Econômicas, Lizia Patricia Oliveira Fagundes disse estar emocionada em fazer parte de uma Universidade que cresce ano a ano, e que cada vez mais pessoas estão procurando.

“Estou sentindo-me eufórica e com a sensação do dever cumprido. É muito melhor ficar aqui e não sofrer de saudade”, disse Natalia Severo Dill, 17 anos, que passou para Relações Internacionais. Para ela, quem faz a Universidade é o aluno.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.