Guilherme Bassedas Costa * 06/11/1928 + 28/01/2012

Cercado pelo carinho dos filhos Paulo, Luis Fernando, Janja, Tina, Ricardo e Vinícius

Guilherme Bassedas Costa nasceu no dia 6 de novembro de 1928, filho de Achilles Gazapina Costa e de Leonor Bassedas Costa. Foi oficial da reserva (2º tenente R/2 da Arma de Cavalaria) e professor, além de ter exercido importantes cargos públicos ao longo da vida. Foi administrador da Casa de Saúde e da Santa Casa de Misericórdia e, na área pública, foi secretário municipal de Obras, Viação e Transporte, permanecendo no cargo por três anos.

Com o objetivo de defender princípios e ideais, em prol de Sant’Ana do Livramento e de sua gente, Bassedas iniciou sua trajetória política como fundador e primeiro presidente do diretório Municipal do PDC-Partido Democrata Cristão. Foi fundador e membro do Diretório Municipal da Arena-Aliança Renovadora Nacional, partido pelo qual chegou ao primeiro dos dois mandatos que teve como vereador e pelo qual também foi nomeado prefeito municipal, cargo que exerceu de 1975 a 1985.

Em 1993, deu início a seu segundo mandato como vereador. Em 1997 elegeu-se vice-prefeito e, em 2001, mais uma vez foi reconduzido à chefia do Executivo Municipal, pelo voto dos santanenses. Homem carismático que conquistou a simpatia e o respeito da comunidade santanense e riograndense, jamais se deixou levar pela vaidade e nem se deixou cegar pelo poder. A honestidade sempre norteou sua atuação e a busca de melhores condições de vida para sua gente, foi o seu ideal de vida.

Inúmeras foram as obras de Bassedas, entre as quais destacam-se a construção das escolas rurais, pois como professor, sempre defendeu a importância da educação para a formação dos cidadãos. Atuando nesta direção, foi sócio-fundador da Aspes-Associação Santanense Pró Ensino Superior. Construiu os dois núcleos da COHAB, 12 pontes de concreto, 30km de rede de esgoto, 30km de calçamento e tem orgulho em dizer que deixou Sant’Ana do Livramento servida em 100% de água potável. Também adquiriu, do Banco do Brasil, o prédio onde hoje funciona a Sala Cultural e o Museu David Canabarro. Ao deixar o cargo, em 1985, deixou na Prefeitura, 13 caminhões basculantes, três patrolas, dois tratores de esteira e duas pás carregadeiras.

Condecorações

Guilherme Bassedas Costa recebeu troféu “Destaque em Política”, em 1977, e o troféu “Destaque do Rio Grande do Sul em Administração”, no mesmo ano, na cidade de Passo Fundo. Também recebeu a Medalha do Jubileu do Serviço de Demarcação de Fronteiras do Itamaraty, em 1978 em Brasilia e diploma de “Sócio Honorário do Instituto Riograndense de Ciências e Letras, em 1979, em Porto Alegre .

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.