Livramento perde um de seus homens públicos mais conhecidos e respeitados

Ex-prefeito Guilherme Bassedas Costa está sendo velado desde ontem, por familiares e amigos, no Salão Nobre do Palácio Moysés Vianna

O corpo do ex-prefeito está sendo velado desde ontem no Salão Nobre Gal. José Antônio Flores da Cunha e será sepultado neste domingo

 

Familiares, amigos e autoridades velam o corpo de Bassedas.

Está sendo velado no Salão Nobre Gal. José Antônio Flores da Cunha, na Prefeitura Municipal, o corpo do ex-prefeito Guilherme Bassedas Costa. Ele faleceu às 12h35min de ontem, na Santa Casa de Misericórdia, para onde havia sido levado durante a madrugada, quando os efeitos da doença contra a qual lutava há anos se tornaram mais intensos. Aos 83 anos, o professor Bassedas, como era tratado carinhosamente por seus amigos e correligionários, tinha um tumor no mediastino, uma cavidade no centro do tórax, localizada entre os pulmões. O câncer havia invadido a medula, o que tornou impossível qualquer tentativa de remoção. Mesmo assim, fumava entre 2,5 e 3 maços de cigarros por dia.

 

A notícia do falecimento do ex-prefeito se espalhou rapidamente na comunidade santanense. Grande número de pessoas visitou o velório na tarde de ontem. A viúva, dona Tânia Repetto, permaneceu durante todo o tempo, ontem, ao lado do caixão, junto com os filhos dele com a primeira esposa, Arides, o ex-vereador Paulo Guilherme, Luis Fernando, Maria Cristina e Ricardo. O outro filho, João Antônio, o Janja, encontrava-se no Uruguai e somente chegou à noite em Livramento.

Além de familiares e amigos, correligionários do Partido Progressista, que ele integrava, representantes de vários outros partidos políticos, lideranças setoriais e da Intendência de Rivera estiveram presentes ao velório, que se estende até o final da tarde deste domingo.

O sonho de fazer um mundo melhor

“Esse é o principal legado dele para nós: o sonho de melhorar este mundo”, resume a filha, Maria Cristina Rego Costa, a “Tina”, sobre Guilherme, como ela costuma tratar “profissionalmente” o pai, com quem trabalhou diretamente durante sua última gestão na Prefeitura de Livramento.

Guilherme Bassedas Costa nasceu no dia 6 de novembro de 1928. Éra oficial da reserva (2º tenente R/2 da Arma de Cavalaria) e professor. Sua trajetória é repleta de iniciativas. Aos 16 anos, saiu de Livramento para estudar em Porto Alegre. Com 18 anos, foi contratado pela empresa Comercial Bastos-Carvalho e Cia Ltda, onde trabalhou de 1950 a 1954. No mesmo ano, começou a trabalhar na Delegacia Regional do Imposto de Renda, também na capital do Estado, onde permaneceu por quatro anos, atuando também como professor de Matemática dos cursos Duque de Caxias, General Vitorino e Gosch.

De volta a sua terra natal, foi professor de Física, do Colégio Estadual Liberato Salzano Vieira da Cunha, do Colégio Santa Teresa de Jesus e da Escola Alceu Wamosi.

De 1970 a 1972, trabalhou na Empresa Sétimo Nocchi Comércio e Indústria, de onde saiu para ser secretário municipal de Obras, Viação e Transporte, permanecendo no cargo por três anos. Também foi administrador da Casa de Saúde e da Santa Casa de Misericórdia. Politicamente, Bassedas iniciou sua trajetória como fundador e primeiro presidente do diretório Municipal do PDC-Partido Democrata Cristão. Foi fundador e membro do Diretório Municipal da Arena-Aliança Renovadora Nacional, partido pelo qual chegou ao primeiro dos dois mandatos que teve como vereador e por onde também foi nomeado prefeito municipal, cargo que exerceu de 1975 a 1985.

Em 1993, deu início a seu segundo mandato como vereador. Em 1997 elegeu-se vice-prefeito e, em 2001, mais uma vez foi reconduzido à chefia do Executivo Municipal, pelo voto dos santanenses. Impossível contar a história de Sant’Ana do Livramento, sem citar o nome de Guilherme Bassedas Costa.

Homem carismático que conquistou a simpatia e o respeito da comunidade santanense e riograndense, jamais se deixou levar pela vaidade e nem se deixou cegar pelo poder. A honestidade sempre norteou sua atuação e, a busca de melhores condições de vida para sua gente, foi o seu ideal de vida. Deixa viúva, Tânia Maria Carvalho Repetto , cinco filhos e seis netos.

Exemplo de honestidade e cordialidade

 

Marne Osorio, intendente de Rivera - “Para nós, que tivemos oportunidade de conhecê-lo, trabalhando, foi um mestre, com seu estilo bonachão, sereno, que sempre valorizou a integração. Semeou muito carinho, muita afetividade, o que certamente lhe grangeou mais amigos do que ele próprio imaginava. Como homem, foi um símbolo desta fronteira, um exemplo de vida”.

 

Lauro Binsfeld, coronel da Reserva da BM - “Como oficial da Brigada Militar e comandante local, tive muitos contatos com ele. Um homem íntegro, afável. Passou tantos anos na vida pública e morreu pobre. Isso chama a atenção, quando lamentavelmente tantos entram na vida pública para enriquecer. Era um amigo que não tinha hora, sempre conciliador e ponderado. Perdemos um grande homem”.

Fabrício Peres, presidente do PT - “Uma grande perda para Livramento. Foi uma liderança reconhecida pela honestidade. Tivemos muitas divergências, mas sempre o respeitamos enquanto gestor e liderança política. Sempre nos atendeu muito bem, cordial e franco”.

 

Zero Cursino dos Santos, servidor público aposentado - “Trabalhei com ele desde 1974, quando fui funcionário da Secretaria de Obras. Para os servidores, nunca diferenciou ninguém, todos eram iguais. Sempre esteve junto com seus amigos, a qualquer hora. Era amigo mesmo, e na vida pública, quem conheceu os bastidores, como eu, sabe que nunca permitiu que os oportunistas se beneficiassem”.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


2 Comentários

  1. jose maria ramos rodrigues

    Meus pesames a toda familia. Ele ganhou as eleiçoes la em cima e teve que ir; obrigado professor pelo seu exemplo aqui em baixo.l

  2. marco macedo

    SANTANA ESTÁ DE LUTO !!! Vai-se Dr Bassedas Costa, fica seu exemplo, sua retidão, sua honestidade, quiçá tenhamos mandatários que cheguem perto ao que ele era, é o que necessitamos, Condolências à sua orgulhosa família !!

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.