Praça dos Cachorros será reaberta parcialmente

Poda de árvores e plantio de grama nos canteiros são as primeiras ações a serem feitas no local

Galhos a serem podados estão comprometendo a estrutura que será restaurada no interior da praça dos Cachorros

“Apenas para ventilar. A ideia é começar a reabrir a praça aos poucos e saber que árvores podem ser podadas, ou cortadas. Já falamos com o secretário Marcírio para juntar as pedras históricas e vamos colocar gramas nos canteiros. Isso vai ser feito aos poucos até que o restauro seja concluído”.

A afirmação foi feita na manhã da última sexta- -feira, pelo secretário de Desenvolvimento de Sant’Ana do Livramento, Sérgio Aragon, ao afirmar que a medida visa favorecer a circulação de ar entre os camelôs que ficaram pressionados entre as novas bancas e os tapumes que foram colocados no entorno do local.

Segundo Aragon, a medida não compromete a restauração, uma vez que estrutura da praça não será mexida. “A praça vai continuar fechada, mas terá algumas aberturas entre os tapumes apenas para facilitar essa circulação”, afirmou, ao dizer que no local dos tapumes que serão retirados, será colocada uma tela que impede a circulação de pessoas no interior da praça dos Cachorros. A ação deve iniciar nesta semana, junto com o projeto de instalação de energia elétrica que será fornecida aos camelôs. “A praça não pode ser aberta completamente antes que venha a ser feito o restauro”, destacou.

Poda

O Engenheiro Florestal Fernando Simões Pires irá acompanhar a poda de, pelo menos, duas árvores, cujos galhos estão entrelaçados na estrutura existente no interior da praça.

Segundo ele, não há problema em executar a poda, uma vez que são árvores que não faziam parte da arborização original, pois foram colocadas ali há cerca de 20 anos. “Temos uma Guajuvira que está pressionando a estrutura e uma aroreira precoce. São árvores comuns e nenhuma imune ao corte no Rio Grande do Sul, garantiu ele, ao afirmar que apenas os Ciprestes fazem parte a arborização original. “O trabalho tem que ser feito com cuidado para não oferecer maiores riscos a esta estrutura”, garantiu.

Cleizer Maciel
cleizermaciel@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


1 Comentário

  1. olegna

    Quando vão dar início a restauração da praça,quando??  É muita conversação e estudos históricos e pouca ou nenhuma ação efetiva, concreta. A coisa ficou pior do que estava. O abandono é enorme e falta de visão sobre urbanismo e paisagismo é de dar pena. Para dar alguma satisfação vão cortar alguns galhos,depois de quase 40 anos? É de rir. Sugiro que os responsáveis acessem ao site SKYSCRAPERCITY.com e vejam o cuidado de algumas cidades brasileiras com a revitalização urbana.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.