Tapumes são retirados da Praça dos Cachorros

Funcionários retiraram várias cargas de sujeira e até fezes humanas foram encontradas em alguns locais da praça

A praça General José Antônio Flores da Cunha, mais conhecida como Praça dos Cachorros, está sem os tapumes que a cobriam. Na manhã de sexta-feira, equipes das secretarias de Obras e Serviços Urbanos começaram cedo a retirada das madeiras que cercavam o espaço público. Ato contínuo, foi feita a varrição e limpeza, bem como a retirada de vários materiais que estavam dentro da área cercada.

 

O secretário de Planejamento, Zulmir Rasch, das Obras, Mario Gomes, e dos Serviços Urbanos, Zilazio Vaqueiro, bem como o chefe do Departamento de Fiscalização do Comércio da Secretaria da Fazenda, Nilton de Oliveira, e integrantes de sua equipe acompanharam todo o trabalho, que se estendeu ao longo da manhã.

De acordo com Vaqueiro, a ação integrada entre as secretarias cumpre com uma reivindicação da comunidade santanense.

Recinto da praça foi varrido e área da pérgola (galeria) apresentava acúmulo de sujeira

Zulmir Rasch considerou que agora há a necessidade de intensificar o melhoramento do espaço público, buscando alternativas e receitas, através de projetos técnicos específicos, para dar à praça dos Cachorros uma revitalização, inclusive com a restauração dos monumentos (as estátuas de um menino, uma menina e dos dois cachorros – uma delas retirada há vários anos e guardada na secretaria de Obras). “A intenção é captar possibilidades para, dentro dos preceitos originais, embelezar a praça” – disse.

 

Mário Gomes afirma que há algumas outras ações de pequeno porte que, se for do entendimento do Executivo, são possíveis realizar, como a recuperação das estruturas concretadas, como cordões, por exemplo. “Não podemos, sem o trabalho especializado, realizar recuperação ou restauração, mas além de uma boa limpeza, é possível até uma lavagem, se for o caso” – disse ele, após ter ouvido opiniões de alguns populares nesse sentido.

Nilton Oliveira, Mario Gomes e Zulmir Rasch na sexta-feira pela manhã

Outro ponto importante é a questão da proibição da instalação de qualquer tipo de comércio na praça. Os secretários confirmaram que estarão sendo realizadas checagens periódicas para evitar a instalação de estruturas ou ambulantes. Inclusive, o chefe da Fiscalização do Comércio, Nilton de Oliveira, comentou que sua equipe recebeu a missão de promover constante fiscalização nesse sentido.

Não serão permitidas quaisquer instalações comerciais no recinto da praça. Vamos fiscalizar”, disse ele.

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.