Adoçantes x Saúde

Você sabe a diferença entre sorbitol e aspartame? Já ouviu falar em edulcorantes? Fique por dentro do assunto e saiba como utilizar os adoçantes sem prejudicar o sabor dos alimentos e, principalmente, a sua saúde.

Os adoçantes, em sua maioria, são formados por substâncias não calóricas, naturais ou sintéticas, conhecidas como edulcorantes. Estes são mais doce que o açúcar branco (sacarose) e responsáveis pelo sabor característico dos adoçantes de mesa.

Ciclamato, sacarina e aspartame são exemplos de adoçantes sintéticos. Frutose e sorbitol são exemplos de adoçantes naturais, embora quando passam por processo de isolamento e purificação tornam-se sintéticos. Além da diferença entre naturais e sintéticos, eles podem, ainda, ser classificados como adoçantes calóricos ou não calóricos.

Existem pessoas e casos, como o dos diabéticos, em que o consumo consciente de adoçantes é a melhor e mais indicada opção. Assim, estar bem informado sobre como utilizar os adoçantes prejudicando o mínimo a saúde é dever de todos.

Muitas pessoas, na busca pela perda de peso, substituem o açúcar pelo adoçante, concluindo que este hábito irá contribuir para o emagrecimento. Isso não é de todo verdade. O grande vilão da obesidade e das dietas não é o açúcar em si, mas o consumo excessivo de produtos calóricos. Esse é o maior equívoco das pessoas que consomem alimentos em maior quantidade simplesmente por eles serem light ou diet. Não entendem que o chocolate diet não contém açúcar, mas é tão ou mais calórico que o chocolate normal, pois contém mais gordura.

A cada dia as indústrias estão encontrando melhores alternativas para o consumidor desfrutar do paladar dos alimentos sem precisar sair da dieta. Mas é importante conhecer o que se está levando para casa. Não basta apenas saber as características dos adoçantes. É fundamental se habituar a ler o rótulo dos produtos, tentando identificar cada ingrediente.

 

Leandro da Conceição Oliveira
Químico de Alimentos
Doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.