Pode ou não estacionar a moto?

Projeto prevê maior regramento, disciplinae menos confusão no trânsito de Livramento

Há lugares no centro onde estacionar motocicletas é proibido

Em muitos locais, principalmente no centro de Sant’Ana do Livramento, a falta de sinalização deixa dúvidas sobre o lugar do estacionamento das motos. Mesmo com placas indicando as áreas possíveis para parada e aquelas onde deixar esses veículos é proibido, surgiu um problema entre motoristas de carros e condutores de motos na cidade: como fica a questão quando estas são estacionadas em lugares sem sinalização?

Ontem, enquanto a reportagem de A Plateia saia para observar a situação no centro da cidade, pôde perceber o problema acontecendo de frente. Uma moto estava estacionada entre dois veículos, na perpendicular; quando o carro que estava “à sua frente”, isto é, à sua direita foi sair, houve o contato entre os dois veículos. O condutor da motocicleta reconheceu, inclusive, que não estava estacionado de forma correta. No entanto, nenhuma placa o proibia de estar com sua moto parada ali; assim como nenhuma placa proíbe de serem estacionadas motos em frente à agência do Banco Banrisul, na Rua 7 de setembro, como teria dado a entender a ‘imagem do dia’, publicada na edição dos dias 20 e 21 de janeiro de A Plateia.

A reclamação sobre a forma de estacionamento das motos em diversos cantos da cidade é antiga e parte, principalmente, dos motoristas dos carros que, muitas vezes, sentem dificuldades na hora de manobrarem seus automóveis. O que faltaria em relação a esse fator do trânsito santanense seria mais disciplina, algo que, de acordo com Adroaldo Barreto, secretário-executivo de trânsito, transporte e mobilidade urbana, é uma busca da Prefeitura Municipal. “Uma das colocações em uma reunião na prefeitura é de que haja uma melhor disciplina no estacionamento de motos. Hoje, não tem um parâmetro. Há estacionamento de motos no meio da quadra, outros no início da quadra”, conta Barreto.

Algumas quadras da cidade, como o início da quadra entre as ruas 7 de setembro e a Duque de Caxias, têm placa indicando área permitida e exclusiva para o estacionamento das motos. Porém, o próprio secretário afirma que ela é deficiente: “Então pretendemos disciplinar o estacionamento de motos que hoje existe, mas é precário”.

Mesmo em lugar autorizado, Ruben Cáceres estava consciente de que não estacionou no local mais adequado

Com e sem multas

Nos locais onde há sinalização ou onde os motociclistas estacionam em desacordo com a lei, há a possibilidade de aplicação de multas. “O artigo 181, parágrafo 17° do código (Código de Trânsito Brasileiro) diz o seguinte: estacionar em desacordo com a regulamentação especificada pela sinalização cabe infração leve (três pontos = R$53,20)”. O que seria o caso se um condutor estacionasse sua motocicleta em um dos locais do centro onde há placas de proibido estacionar para motos ou, ainda, se fizesse como fez ontem Elisandra Gonçalves, de 28 anos, que deixou sua moto estacionada perto do meio da rua, longe do meio fio, enquanto fazia a entrega de produtos da editora Abril no Edifício Santa Bárbara, na Av. Almirante Tamandaré. Para Elisandra, há pouco espaço para o estacionamento das motos: “Aí, a gente tem que estacionar assim e acaba levando multa”, diz consciente da situação a entregadora.

Já o caso de Ruben Cáceres é diferente. Ainda que não estacionasse em lugar proibido, Cáceres sabe que não deveria parar onde estava, na perpendicular entre dois automóveis: “Às vezes, as motos param onde não devem e os motoristas de automóveis não gostam. Estamos ficando com pouco estacionamento para as motos”, salienta.

Já em relação a Cáceres, não caberia multa porque no lugar em que estacionou não havia nenhuma placa, sequer de proibido estacionar. Mesmo assim, a Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana estuda disciplinar com mais rigidez o trânsito para o bem de motoristas de carros e motos: “Estamos vendo a possibilidade de fazer os estacionamentos de motos sempre no início da quadra”, finaliza Adroaldo Barreto.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


2 Comentários

  1. BRAIAN

    Creio que deveria haver uma emenda no CTB proibindo estacionamento de motocicletas entre automoveis desde quando na quadra tenha estacionamento exclusivo para motos. Outra soluçao para Lvto e colocar placas estacinamento exclusivo para automoveis e outras exclusivo motos.
    Em Rivera estaciona entre os carros voce vai ver o que acontece. La tem estacionamento para motos em todas as esquinas.

  2. doldan

    Seria bom os estacionamentos para motocicletas no inicio ou final da quadra, com mais espaço para elas. Qto ao comentario da entregadora dos produtos da editora Abril, se não tem local em frente a onde vai entregar, então a solução é estacionar no local mais proximo, assim como se faz de carro. Normalmente acontece, e com muita frequencia dos motoristas estacionarem seu carros no estacionamento destinado e sinalizado para motos, nesta situação nem tomam conhecimento dos motoqueiros. Nos estacionamentos de motos devem ser colocadas as argolas de ferro (alguns tem) para amarrar as mesmas dificultando o furto. Aproveitando, ja esta na hora de nossa cidade contar com câmeras de vigilância pelas ruas, e que funcionem mesmo depois de algum tempo de instalação, e não apenas na “inauguração”.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.