Comissão define critérios para escolha da rainha e princesas do carnaval de rua

Concurso será realizado dias 2 e 3 de fevereiro e oferecerá premiação para integrantes da Corte Oficial de 2012

A Comissão Municipal de Organização do Carnaval Internacional de Rua definiu, na tarde de ontem, a redação final do regulamento do concurso de escolha da corte oficial da folia. O evento será realizado em dois dias, dias 2 e 3 de fevereiro próximo, no ginásio José Luiz Sanz, do E.C. Guanabara, em promoção conjunta da Comissão Organizadora, Prefeitura Municipal, Liga Independente das Escolas de Samba-Liesa e Servicetur, a empresa responsável pela realização do carnaval de rua.

A comissão conta com as participações de representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento, Planejamento, Geral de Governo, Cultura, Turismo, Serviços Urbanos, Transportes e Mobilidade Urbana, Obras e DAE, além da própria Liesa, Servicetur e da imprensa. Na reunião coordenada pelo secretário de Desenvolvimento, Sérgio Aragón, que preside a comissão, ficou definida uma premiação em dinheiro para o Rei Momo, rainha e princesa do carnaval e para a Garota Liesa.

Conhecimento

No início, a reunião contou com a participação do empresário Elsom Macedo, que fez uma leitura sobre as tratativas da organização dos desfiles, que acontecerão na avenida Tamandaré, a partir do trevo da João Pessoa.

A comissão definiu também, de forma unânime, que as candidatas deverão ser obrigatoriamente brasileiras ou comprovar residência e vida civil em Livramento, pelo menos durante os últimos 10 anos. “É uma maneira de valorizarmos essa questão de integração. Rivera também vai fazer a escolha de suas rainhas, então é mais uma forma de promover a integração, valorizando os dois carnavais que acabam formando uma só festa”, justificou o presidente da comissão municipal de carnaval.

Outro aspecto relevante entre as definições tiradas ontem pela comissão, está a valorização intelectual das candidatas à Rainha do Carnaval. Além da natural exigência de beleza, samba no pé e simpatia, por exemplo, também contarão pontos na apresentação das candidatas a comunicação e o conhecimento sobre aspectos geográficos, históricos e culturais do município. Como inovação, ainda, será valorizado, na apresentação das candidatas, o conhecimento que possuem sobre personalidades do carnaval local. Cada candidata deverá escolher uma personagem que contribuiu com o carnaval de Livramento, pesquisar sua história e apresentá-la aos jurados e ao público. O regulamento será publicado na íntegra ainda nesta semana. As inscrições poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira, até o dia 31 de janeiro, das 8h às 13h, na Secretaria de Cultura.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.