Skatistas de seis cidades fecham a Duque no Desafio de Skateboard

Apesar da pista improvisada, skatistas deram  show e santanenses, uruguaianenses e competidores de Bagé dominaram as três categorias

Skatistas apresentaram um nível de manobras que surpreendeu os organizadores e arrancou aplausos

A quadra da rua Duque de Caxias se manteve fechada durante toda à tarde de ontem, e de rua movimentada durante a semana, virou pista improvisada e território da tribo dos skatistas. A União dos Skatistas da Fronteira e Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, promotores dos desafios, atraíram competidores de Livramento e Rivera e quatro cidades da região, Uruguaiana, que trouxe uma delegação de 22 competidores, Itaqui, Santa Maria e Bagé. No total, 35 skatistas se escreveram para enfrentar os obstáculos instalados no meio da rua, como rampas, caixotes, corrimões, onde cada skatista tinha um tempo para mostrar todo o seu repertório de manobras no street skate, o estilo skate de rua.

Quedas são comuns no skate, por isso a segurança precisa ser um item essencial a todos

Os inscritos foram divididos em três categorias, a mirim para a garotada que já radicaliza, mas ainda tem idade inferior a 12 anos, a iniciante, para os skatistas que estão ensaiando ainda as primeiras manobras e a amador, que é a categoria onde competem os atletas mais experientes e radicais.

O Desafio Skateboard reuniu um grande público, que se acomodou entre a sombra das arvores da praça, nas escadarias da Casa de Cultura Ivo Caggiani ou no meio fio da rua para ficar bem perto dos atletas. Um grupo de jurados teve trabalho para julgar os melhores desempenhos e eleger os três melhores em cada uma das categorias. Se por um lado, o evento foi bem sucedido em participação e público, pecou no quesito segurança. A falta de uma ambulância no local para atender alguma emergência e a falta de itens de segurança na grande maioria dos skatistas, como capacete, joelheira, tornozeleiras, chamou a atenção, especialmente por tratar-se de um esporte de risco. Estes detalhes ficaram mais evidentes pelo acidente que vitimou o garoto Pedro Fernandes Nogueira, de 11 anos. No aquecimento, antes de iniciar as baterias, ele bateu com o skate no caixote e acabou caindo sobre a perna direita, fraturando a tíbia. O garoto foi socorrido e levado em um carro particular até a Santa Casa, onde recebeu todo o atendimento necessário e teve a perna imobilizada. Mas a organização ofereceu toda a assistência ao garoto, que recebeu o atendimento imediato.

Ao final Livramento, Bagé e Uruguaiana dominaram a premiação. O campeão da mirim foi o uruguaianense Rafael Flores. Na iniciantes venceu o bageense Eduardo Dias e o santanense Iago Torres, de 17 anos, foi o grande campeão da principal categoria, a amador open.

Pedro veio para competir e voltou para Uruguaiana com fratura na perna

“Vou continuar andando de skate”

Sentado no banco da praça General Osório. Foi assim que o garoto Pedro, de 11 anos, há três anos andando de skate, assistiu o II Desafio de Skateboard, do qual ele deveria participar. Foi mal pisou na pista e acabou sendo vitimado por uma queda, que lhe custou uma fratura na tíbia da perna direita. O garoto viajou de Uruguaiana até Livramento numa excursão de amigos para competir em Livramento. Apesar disso ele disse que vai continuar andando de skate”. O acidente de Pedro deixou outras mães apreensivas durante o evento, preocupadas com a segurança de seus filhos.

A Platéia: Como aconteceu teu acidente ?
Pedro: Tentei pular um caixote, me desequilibrei e cai sobre a minha perna.

A Platéia: Você já tinha sofrido acidente semelhante ? 
Pedro: Não, ando de skate há três anos e já tinha sofrido quedas, mas leves.

A Platéia: Depois deste acidente, como fica sua ligação com o skate ? 
Pedro: Normal. Gosto muito de praticar, sei dos riscos e vou continuar andando sem qualquer receio.

Resultado final do Desafio Skateboard

Categoria mirim
1º Rafael Flores Uruguaiana
2º Igor Galvão Livramento
3º Leandro Mie Livramento

Categoria iniciantes

1º Eduardo Dias Bagé
2º Matheus Amaral Uruguaiana
3º Denzil Fernandez Bagé

Categoria amador open

1º Iago Torres Livramento
2º Diego Colibari Itaqui
3º Mauro de Moraes Bagé

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.