Parceria entre RS e Uruguai prevê um milhão de garrafas PET fora de circulação

Uma experiência pioneira de integração produtiva entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai vai possibilitar a retirada de cerca de um milhão de garrafas PET de circulação. A iniciativa, inédita no Mercosul, foi acertada na tarde dessa quarta-feira (11), em San José, distante 100km de Montevidéu, entre o vice- -governador Beto Grill, que lidera a missão gaúcha, e representantes da Cooperativa Industrial Maragata (Coopima).

O acordo é resultado da visita do presidente uruguaio José Mujica ao Rio Grande do Sul em novembro de 2011. O projeto envolve a criação de núcleos de coleta de PET, inicialmente nas cidades de Jaguarão, Santa Cruz e Novo Hamburgo que concentrarão o material coletado por catadores e recicladores gaúchos.

O material coletado será enviado à Coopima que vai transformar os flocos de PET em fibra e enviar a uma cooperativa de tecelagem em Minas Gerais. Posteriormente, essa fibra será transformada em tecido. A partir daí, estes tecidos voltarão ao Rio Grande do Sul para a confecção de roupas, calçados e bolsas por costureiras gaúchas.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.