Conab prevê produção de 11,5 milhões de t de arroz no quarto levantamento

A lavoura de arroz da safra 2011/12 no Rio Grande do Sul começou a ser semeada no mês de setembro, logo após o solo ter atingido a temperatura mínima para provocar a germinação das sementes. A lavoura semeada nesta época será colhida já no mês de janeiro de 2012, antecipando assim, o início da safra 2011/12.

A redução da área semeada está confirmada e as causas da redução são: a dificuldade de comercialização, preços pouco atrativos, aumento no custo de produção e falta de água nos reservatórios (corpos d’água, açudes e barragens).

Na fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, onde se concentra a produção do arroz irrigado do Estado, a previsão é de que a área cultivada terá mais de 10% de redução se comparada à cultivada na safra anterior. Na região central do Estado (depressão central), a redução pode chegar a 25% e em todas as outras regiões está prevista redução de área, embora em percentual menor. Apenas na região sul do estado será mantida a área cultivada na safra anterior. As culturas que vão substituir o arroz são: a soja, o milho, e o pastejo bovino. Alguns produtores estão aproveitando o momento para limpar as áreas infestadas com arroz vermelho resistente ao herbicida only (imazetapir) usado como herbicida nas semeadura das variedades CL (Clearfield).

O pacote de insumos será menor devido ao aumento dos preços dos produtos no mercado, principalmente nitrogenados. Nos demais estados produtores, a semeadura teve início no mês de outubro e se estendeu até novembro. Em Santa Catarina, segundo maior produtor do arroz irrigado, a variação da área será pequena, pois as áreas cultivadas são todas sistematizadas, usam sementes pré-germinadas e dificilmente servem para o cultivo de outros produtos. Neste estado, ocorreu atraso na semeadura, o que diminui a possibilidade dos produtores colherem o arroz produzido na soqueira (brotação após a colheita). No Paraná a diminuição de área do cultivo irrigado é mínima, mas, na área de sequeiro a queda é acentuada. O arroz de sequeiro, cuja a área a nível de Brasil equivale ao irrigado, vem diminuindo safra a safra e só não diminui a produção, porque o arroz irrigado vem em um constante crescimento de produtividade, com lançamento de novas variedades altamente produtiva e a disseminação do cultivo dos híbridos que alcançam produtividades estupendas, até 18.000 kg/ha.

Área cultivada

A área cultivada com arroz na safra 2011/12 deve ficar em 2.553 mil hectares, 9,5% menor que a área da safra anterior. Esta variação está relacionada ao arroz da região Centro-Sul, uma vez que nas regiões Norte e Nordeste, a semeadura é feita a partir de janeiro de 2012 e os produtores dependem do comportamento do clima para definirem o tamanho da área que irão cultivar.

Produtividade

Pelos fatores de produção do momento, que influenciam na produtividade, é possível estimar a produtividade em torno de 4.490 kg/ha. A metodologia utilizada pela Conab para estimar a produtividade, prevê o uso da média obtida nas cinco últimas safras, descartando-se os resultados atípicos. O bom senso também é uma ferramenta levada em conta quando os fatores que interferiram na produtividade podem ser duradouros, como por exemplo, o emprego de tecnologia e o aprimoramento do cultivo pelos produtores. Nesta safra, a semeadura do arroz irrigado no Rio Grande do Sul ultrapassou o período ideal para semeadura e pode diminuir a produtividade das áreas semeadas mais tarde.

Pesquisas realizadas pelo IRGA – Instituto Riograndense do Arroz, comprovam que a produtividade cai a medida que o período de semeadura avança no tempo. A produtividade do arroz de sequeiro tem mantido a constância de 3.000 kg/ha.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.