Despachante emite nota em defesa da classe

A direção do Escritório Despachante Quines, em resposta ao noticiado na página 21 de A Plateia, sexta-feira e sábado, 6 e 7 de janeiro 2012, em defesa da classe dos despachantes credenciados pelo Detran-RS, classe essa idônea com registro profissional junto àquele órgão para desempenhar suas funções, vem esclarecer alguns pontos ali veiculados: O comprador do referido veículo não se informou de sua situação, ele mesmo fez a “compra” através de uma procuração, que não é um instrumento de compra, mas sim um ato de transferência de poderes (também não transfere responsabilidade perante atos ilícitos com o veículo). Muitas pessoas agem erradamente pensando que uma procuração seja o instrumento de compra.

Outro fato ali descrito, é o fato do comprador já estar na rodoviária para o embarque, quando foi procurado pelo vendedor e fez o negócio ali mesmo, talvez por confiança ou ingenuidade, sem qualquer informação complementar e encaminhou-se até um cartório para receber a dita procuração. Em momento algum ele informa que procurou um despachante credenciado para averiguar a situação do veículo, que até aquele momento não apresentava qualquer alteração, pois segundo o que ali informa, o fato da comunicação do furto se deu depois da compra. Os despachantes credenciados têm um sistema de consulta única direto com Detran-RS, diferenciado do site comum liberado para consulta da população em geral, portanto é um sistema único para despachantes.

Como o furto foi comunicado após a “compra”, através de uma procuração, foge ao controle de qualquer órgão competente este procedimento dos estelionatários.

O que caracteriza a venda de um veículo é a assinatura do recibo de compra e venda (CRV) reconhecido em cartório, e o devido encaminhamento no órgão pertinente.

Querer desmoralizar uma classe é uma atitude mesquinha de quem faz tal comentário na referida página de A Plateia, pois mais uma vez afirmo, somos uma classe idônea, credenciada junto ao Detran-RS. Para esse credenciamento, o Detran-RS exige folha corrida, certidão negativas do Fórum, Exatoria, cartório de títulos, alvará, curso de formação de despachante documental.

Como afirmar que um serviço como esse, de total preocupação, cuidados e transparência para com seu cliente, custe caro para o comprador? Se o comprador tomar todos os cuidados e a orientação de um profissional competente como os despachantes devidamente credenciados e atuantes na cidade e região, jámais terá qualquer tipo de problema. Vê-se, portanto, que o que ali é afirmado é de uma total desinformação dos serviços prestado pelos despachantes credenciados, pois temos uma tabela de honorários como qualquer profissão, e/ou profissional autônomo representando uma classe reconhecida por Lei, que muitas vezes enfrentam uma verdadeira maratona para registrar um veículo, com espera estafante em uma Agência Bancária e Detran – CRVAS, sofrendo muitas vezes desrespeito pela sua profissão, sendo tratado como um qualquer, fato que não é, e nem deveria ser, pois somos uma classe diferenciada no atendimento, tanto aos nossos clientes, como nos serviços prestados nos Detran / CRVA (Centro de Registro de Veículos Automotores). Levamos o processo (documentação necessária para transferência) completo e organizado, poupando, assim, tempo de serviço para CRVAs e facilitando o atendimento. Quanto à informação contida na referida página, vê-se que a fonte esconde a real situação que diz “a documentação chega em 5 dias úteis”, é uma inverdade, pois temos em nossos escritórios farta documentação que mostra o atraso nos registro que chega a levar de 10 a 12 dias.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.