Estiagem pode gerar escassez de olerícolas

No que tange às olerícolas, especialmente em outras regiões, a situação é delicada. A escassez – em função de perdas de produções – desses artigos no mercado consumidor poderá incentivar aumento de preços. No caso da mandioca, ou aipim, a cultura resiste um pouco mais do que outras, mas também sente a falta de chuvas e está com o desenvolvimento atrasado. Também haverá atrasos na safra 2012, possivelmente para fim de março.

A safra da batata está em fase de colheita. Estima-se que já tenham sido colhidos 70% da área plantada no município de Cristal. A produtividade está em torno de 12 t/ha. O preço pago ao produtor de Cristal está em R$ 20,00/sc 60 kg, mas, no período, a comercialização está praticamente paralisada, por falta de procura pelo produto.

Quanto à produção de batata doce, em Mariana Pimentel, ainda restam, aproximadamente, 5% de área a colher da safra 2010/2011. As referidas lavouras são utilizadas, preferencialmente, para produzir mudas para o plantio da safra 2011/2012. A propósito, a nova safra já conta com uma área plantada de, aproximadamente, 650 ha dos 1.000 ha previstos. O início da colheita 2011-2012 está previsto para o início de fevereiro de 2012. Já no município de Barra do Ribeiro, tem início a colheita da safra 2011/2012, em uma área que gira em torno de 400 hectares. Nesse município, a rodução inicial está com ótima qualidade, fator decisivo para o aumento do preço que, nessa semana, chegou a R$ 15,00/cx 20 kg.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.