Trabalhadores enfrentam a ausência da família nas festas de Natal para prestar serviços essenciais à população

As festas de Natal mobilizam famílias que confraternizam a data, porém muitas pessoas que trabalham em funções essênciais passarão a data longe dos seus familiares

O porteiro Luis Silveira vai esperar o momento oportuno para confraternizar com a família

As comemorações da chegada do Natal movimentam famílias, que reunidas celebram a data com a tradicional ceia natalina. Mas nem todo mundo consegue passar junto com a família estes momentos, pois o País não pode parar e serviços essênciais à população estarão à disposição da comunidade. É o caso de quem trabalha nos hospitais, Exército Brasileiro, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e em serviços como motoristas e porteiros, que permanecerão de prontidão na chegada do Natal. Nos quartéis do Exército, o efetivo de militares será o mesmo dos dias normais. Segundo o comandante da 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea, Major Ivan de Oliveira Gomes, há uma guarnição de serviço todos os dias do ano: “Há uma guarnição de serviço, que é responsável pela segurança do aquartelamento, inclusive ficando 1/3 do contingente acordado durante a noite e a madrugada”. Para amenizar a vontade de estar junto dos familiares, no dia 24, a partir das 21h30, a 2ª Bia AAAe fará uma ceia para os militares que estarão em serviço, comemorando a passagem do Natal: “Vamos oferecer uma ceia para os militares em serviço, mais o comandante, confraternizando e reverenciando o Natal, que representa o nascimento de Jesus Cristo para os cristãos”, ressalta o Major Ivan, que comenta a importância da guarnição que estará de prontidão no quartel, prestando um grande serviço de proteção e soberania da nação, utilizando o lema “O preço da liberdade é a eterna vigilância”, que demonstra a importância de manter o pessoal mobilizado, vigiando e protegendo a Pátria.

O senhor Luis Vargas Silveira é porteiro e trabalha no mesmo prédio localizado no centro da cidade há oito anos. Neste dia 25, ele vai trabalhar a partir das 11h da manhã, e nos conta que para poder aproveitar a família nesta data, procura deixar tudo pronto em casa, retornando no fim da tarde, podendo assim confraternizar com os seus familiares, que já estão acostumados com a situação de trabalho e procuram sempre adaptar o horário da festa em família: “Desfruto bastante os momentos que posso passar com a família.

Major Ivan, comandante da 2ª Bia AAAe, confraternizará com militares em serviço

Eles entendem a situação, pois alguém tem que trabalhar para a cidade funcionar”, comenta Luis Silveira, que também afirma que os moradores do prédio sempre procuram oferecer a ceia de natal para ele e seus colegas poderem confraternizar: “Os moradores lembram-se da gente. Trazem a ceia aqui na portaria, é tudo bem caprichado, uma ceia completa”, finaliza o porteiro.

Há, também, pessoas que por motivos profissionais em outras cidades, não poderão passar o Natal junto aos familiares. É o caso do estudante santanense Filipe Simões Pires, que estuda e trabalha domingo em Porto Alegre, não podendo assim, estar junto da família. Ele afirma que, apesar da vontade de estar junto dos seus familiares e amigos, o compromisso profissional é levado a sério e vai esperar a oportunidade certa para poder vir para Sant’Ana do Livramento confraternizar com eles: “Gostaria de passar a data junto dos meus familiares, mas eu entendo a situação e quando tiver uma folga, vou para casa comemorar com eles”, afirma Filipe.

Profissionais de outras áreas também enfrentam o trabalho durante o Natal, nos hospitais, por exemplo, enfermeiros, médicos e demais funcionários não param, e contribuem para que o restante da população possa desfrutar das festas de fim de ano, sabendo que podem contar com os serviços prestados por eles.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.