Seapa propõe expandir a irrigação no RS

Em almoço realizado na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), que reuniu o vice-governador Beto Grill e diversos secretários estaduais, o secretário Luiz Fernando Mainardi, juntamente com secretário-adjunto, Claudio Fioreze, apresentou uma proposta de programa estadual de expansão da irrigação por aspersão. A ideia é complementar outras iniciativas desenvolvidas pelo Governo do Estado por meio de secretarias como a de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano. Focado na necessidade de superação de um dos principais gargalos de importantes cadeias produtivas gaúcha, como a de aves, de suínos e a leiteira. A intenção, segundo Fioreze, é estabelecer mecanismos que determinem a facilitação dos processos de licenciamento ambiental, criar bônus tributário, lutar pela viabilização de redução do ICMS para o óleo diesel usado em projetos de irrigação e atração de fornecedores de insumos à cadeia produtiva de equipamentos de irrigação agrícola.

Segundo a justificativa do programa, que agora será aprofundado com a contribuição de outros setores do Governo e de representantes das cadeias produtivas beneficiadas com a proposta, é possível obter ganhos imediatos de produtividade na cultura do milho de até 100%. Com isso, além de aumento da renda do produtor de milho, diminuição dos custos de produção de aves, suínos e leite, criações que têm aquele grão como essencial na alimentação, seria possível reduzir a evasão fiscal, estimada em R$ 80 milhões ao ano, com a redução ou eliminação das importações do cereal.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.