Transmissão de cargo da reitoria da Unipampa ocorre nesta quinta-feira

Solenidade ocorre após posse de Ulrika Arns pelo ministro da Educação em Brasília

Wanderley Pessoa A nova reitora, Ulrika Arns (e), foi empossada pelo Ministro da Educação, Fernando Hadad, na última terça-feira, em Brasília

Em mais um passo firme na estruturação institucional, a nova equipe da reitoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) toma posse nesta quinta-feira, 22 de dezembro de 2011, na Assembleia Universitária de Transmissão do Cargo de Reitor e Cerimônia de Posse do Cargo de Vice-Reitor, com início às 10h, na sede da reitoria da instituição (Avenida General Osório 900), em Bagé. A professora Ulrika Arns vai receber simbolicamente o cargo pelas mãos da reitora pro tempore, professora Maria Beatriz Luce. Na solenidade, o vice-reitor eleito, professor Almir Barros da Silva Santos Neto, será empossado pela nova reitora, que também irá anunciar a nova equipe da reitoria para a gestão 2011-2015. O ato será transmitido pela Internet, no endereço http://webconf. unipampa.edu.br/reitoria.

A professora Ulrika Arns foi escolhida pela comunidade universitária na consulta realizada no dia 27 de setembro de 2011, eleita pelo Conselho Superior Universitário e empossada oficialmente pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, em cerimônia ocorrida em Brasília, no dia 20 de dezembro. A expectativa é de continuidade do desenvolvimento da Unipampa, que apresenta números importantes em sua recente existência, tendo atingido, e mesmo superado, algumas metas. A mais recente conquista foi a nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação, como resultado de avaliações presenciais de cursos e do desempenho de estudantes no ENADE.

A avaliação marca positivamente o trabalho começado em 2006, quando a implantação da Unipampa ficou a cargo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Inicialmente, eram 26 cursos já distribuídos nos dez campus (Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Sant’Ana do Livramento, São Borja, São Gabriel, Uruguaiana), com 1.500 alunos. Em 2011, mais de cinco anos depois do início das atividades letivas, e quase quatro anos após a promulgação da lei federal nº 11.640, de 11 de janeiro de 2008, a Unipampa conta com 574 professores e 572 técnicos em atividade, que atendem diretamente a um público de 7.094 alunos em 54 cursos de graduação e 275 estudantes de pós-graduação, em cinco mestrados e oito especializações. Um novo mestrado teve aprovação divulgada nesta semana: o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, que deve funcionar em Bagé, com início previsto para 2012.

Novos cursos em 2012, pesquisa e extensão

Para o próximo processo seletivo, a universidade vai oferecer oito novos cursos: Bacharelado em Engenharia de Telecomunicações (Campus Alegrete); Licenciatura em Música (Campus Bagé); Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental (Campus Caçapava do Sul); Licenciatura em Ciências da Natureza (Campus Dom Pedrito); Bacharelado em Engenharia de Agrimensura e Licenciatura em Matemática (Campus Itaqui); Bacharelado em Produção e Política Cultural (Campus Jaguarão) e Licenciatura em Ciências Humanas (Campus São Borja).

A universidade vai oferecer 3.050 vagas para a graduação, via SISU, e mais 653 no processo seletivo complementar, em 40 bacharelados, 18 licenciaturas e cinco cursos superiores tecnológicos. Em termos de projetos de extensão, atualmente 178 projetos estão registrados em áreas como Educação, Cultura, Tecnologia, Comunicação e Saúde, gerando integração entre docentes, alunos e comunidades locais.

Já no aspecto da pesquisa, a Unipampa tem 56 grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), 780 projetos de pesquisa, sendo que há 33 iniciativas de pesquisa com financiamento do CNPq e 65 projetos com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Os programas de Educação Tutorial (PET) também envolvem atuação junto às comunidades locais, e a Unipampa possui, hoje, dez grupos atuantes nessa modalidade em seis de seus campi, trabalhando em temas como Saúde, História, produção primária e Educação.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.