Laboratório Dr. Pio recebe Selo Platina no PNCQ

O complexo laboratorial da 13 de Maio, o mais recente investimento

O Laboratório Dr. Pio recebeu o Certificado de Excelência Laboratorial Categoria Platina no Programa Nacional de Controle da Qualidade patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas pelo desempenho excelente durante 15 anos no ensaio de proficiência cadastrado. A empesa de análises clínicas santanense, além das avaliações internas realizadas, recebe avaliação externa mensalmente em suas diferentes áreas de atividades, bem como em todos os setores que compõem a empresa, nas três unidades instaladas em Livramento (Rivadávia Corrêa, 13 de Maio e Daltro Filho). O procedimento é assim: mensalmente o laboratório, a exemplo de outros nas diversas cidades e capitais do País, recebe uma amostra do Rio de Janeiro, completamente desconhecida para a equipe e realiza todos os procedimentos, cumprindo todos os itens propostos, desde o mais básico até o mais avançado, tendo prazo para concluir o trabalho e remeter os resultados para avaliação. Até dia 5 de cada mês, a empresa recebe sua avaliação em relação ao trabalho desenvolvido sobre essa mostra.

A diretora bioquímica Adriana Simões Pires Martins com o certificado

A diretora da empresa, Adriana Simões Pires Martins recorda que há 15 anos o Dr. Pio faz parte do PNCQ, recebendo avaliações mensais e, em 2005, a RDC 302 (Resolução da Diretoria Colegiada, de 13/10/2005, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que dispõe sobre regulamento técnico para funcionamento de laboratórios clínicos) que obrigou todos os laboratórios de análises a terem avaliações.

“Nós já tínhamos esse procedimento de avaliação antes da Resolução 302. É importante, pela exigência do cliente externo, a produção de indicadores de qualidade do nosso serviço. Portanto, com muita determinação, de não deixarmos lacunas de ciclo ao longo desses 15 anos, associados a melhoria continuada e a equipe, sempre inserida em um processo de educação continuada, obtivemos esses resultados. O controle externo, além dos controles internos diários, abrangendo todas as áreas do laboratório, permite que tenhamos precisamente nossa situação, agregando a outras ferramentas no planejamento, visando crescer e aperfeiçoar nosos serviços” – sintetiza.

O PNCQ tem mais de 20 anos e foi criado com base em modelos internacionais de rigorosas exigências.

“Tem um custo, mas vale a pena como investimento” – acrescenta Adriana.

Nas 3 unidades de coleta e produção de exames na cidade o Dr. Pio produz 19 a 20 mil exames por mês, atendendo todos os convênios. Conta com 3 bioquímicos, biólogos, administradores e estagiários e, para o futuro, a empresa pretende buscar novas acreditações, aumentar o a qualidade na produção e inserir novos serviços. Mantendo a certificação ISO desde 2007 e já tendo sido recertificada a empresa está inserida no PGQP – Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade – desde o início deste, mantendo hoje um sistema integrado de gestão, garantindo sustentabilidade na busca da excelência.

 

 

A equipe de trabalho da área de produção do laboratório

A equipe de atendimento e coleta com o certificado

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.