Festa do Pêssego conclui com total êxito

Com boa participação da população, teve início na sexta-feira, 9, em Sant’Ana do Livramento, a 7ª edição da Festa do Pêssego da Fronteira Oeste. O evento, concluído ao meio- -dia do sábado, 10, contou com a exposição e comercialização do pêssego, além de demonstrações para elaboração de produtos à base da fruta, concursos e degustações. As atividades foram realizadas na Praça General Osório, promovidas pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura, Secretarias de Agricultura dos municípios da Fronteira Oeste e Comitê de Fruticultura da Metade Sul.

A Festa do Pêssego da Fronteira Oeste foi realizada pela primeira vez em Alegrete, em 2004, e tem como objetivo valorizar os fruticultores da região e a produção de pêssego de qualidade diferenciada como alternativa econômica de desenvolvimento regional. O evento tem uma proposta diferenciada, pois apresenta caráter regional e aborda como temática apenas uma fruta. Durante a abertura oficial do evento, o prefeito de Livramento, Wainer Machado, ressaltou que o pêssego é uma potencialidade da região. “Esta Festa é importante para mostrar o quanto temos de capacidade produtiva nesta área”, falou.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, Erone Londero, destacou a importante contribuição da agricultura familiar para a área da fruticultura. “Muitos desses produtos são oriundos da agricultura familiar. Esta é uma alternativa que veio para ficar e isso pode ser comprovado pela qualidade das frutas produzidas”, disse, ao reforçar o trabalho que a Emater/RS-Ascar desenvolve visando à sustentabilidade da produção de base familiar. O produtor de pêssego de Quaraí, José Chitolina, participou das sete edições da Festa e aprovou o trabalho desenvolvido neste ano. “Está muito bom. Os produtores trouxeram muitas frutas e estamos entusiasmados”, destacou.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.