Dagberto participa de lançamento do programa Leite Gaúcho

O evento foi realizado no salão de atos da 19ª Coordenadoria de Educação

Vereador Dagberto Reis (4º da direita para a esquerda) e alguns dos participantes da solenidade de lançamento do programa Leite Gaúcho

O vereador Dagberto Reis (PT) participou, na manhã da última quinta-feira, do lançamento do programa Leite Gaúcho, do governo do Estado. A atividade foi desenvolvida no salão de atos da 19ª Coordenadoria Regional de Educação, coordenado pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo-SDR, com a presença do coordenador regional Horácio Davila Rodrigues e o assessor técnico Alcedir Drum dos Santos. O programa que está estruturado em quatro eixos: Qualificação, Assistência Técnica e Extensão Rural, Aumento da produção e melhoramento da qualidade do leite, visa aumentar a produção e melhorar a qualidade do leite nos estabelecimentos rurais da base familiar, aumentando a renda e elevando a qualidade de vida das famílias beneficiadas, oferecendo à população um alimento seguro e saudável. Rodrigo Sasso, da SDR, explicou aos produtores presentes e aos técnicos da Emater e da Secretaria Municipal de Agricultura, detalhes do programa.

Dagberto Reis, que é um entusiasta da cadeia do leite em Sant’Ana do Livramento, tem sido parceiro dos produtores na luta pelo desenvolvimento do setor, desenvolve trabalho de pesquisa para conclusão do curso de Gestão Pública, na Unipampa, abordando as políticas públicas para a bacia leiteira, especificamente o Programa Nacional de Fortalecimento da Reforma Agrária (Pronaf) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ele considera que o envolvimento do Estado através de um programa específico para o setor vem em boa hora. “O município, graças à agricultura familiar, teve um crescimento gigantesco na produção de leite nos últimos cinco anos, passando de 5 milhões de litros ao ano em 2005, para 13 milhões de litros ao ano em 2010″, justificou o vereador petista, destacando que muito em breve Sant’Ana do Livramento contará com uma unidade pasteurizadora, agregando valor ao produto, o que pode ser alavancado com o programa Leite Gaúcho e com o incentivo à agroindústria, por parte do governo Tarso Genro.

Participação

Os produtores interessados deverão estar de acordo com as diretrizes e objetivos do programa e se cadastrar junto ao escritório local da Emater, nas cooperativas ou empresas de produtos lácteos participantes do programa. São parceiros do programa, além da Emater, o Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA – a Embrapa, a Ceasa, a Fepagro e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de cooperativas, sindicatos, Prefeituras, universidades, escolas técnicos, centros de pesquisa e agentes financeiros. Para Dagberto, o fato de contar com um Arranjo Produtivo Local – APL – do Leite coloca Sant’Ana do Livramento entre os municípios gaúchos com maior possibilidade de crescimento no setor leiteiro. O vereador concluiu destacando a importância do trabalho que vem sendo feito pela Cooperforte e pela Appplesa- Associação dos Pequenos Produtores de Leite. “O município vem ajudando a agricultura familiar, mas é necessário intensificar este apoio que deve ser conjunto de todas as secretarias afins do governo, melhorando estradas, a infraestrutura, a logística, que permita os avanços necessários para que o leite se transforme em uma grande alternativa econômica para Livramento, gerando emprego e renda para a comunidade”, finalizou.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.