Presidente em exercício recebe manifesto de sindicalistas

Germano Camacho (d) recebeu o documento das mãos de servidores do Departamento de Água e Esgotos

O vereador Germano Camacho (PTB), no exercício da presidência da Câmara de Vereadores, recebeu na quarta-feira (30 de novembro), no Gabinete da Presidência, servidores do Departamento de Água e Esgoto (DAE), os quais representam o Sindiágua em Livramento.

Na oportunidade, os dirigentes do Sindiágua entregaram ao presidente em exercício um manifesto onde constou a justificativa do projeto 157/11, encaminhado pelo Executivo Municipal à Câmara de Vereadores, no qual estão fixados os aumentos das taxas de serviço da autarquia.

Na justificativa apresentada pelo Sindiágua, foram realçados alguns itens julgados de vital importância para a manutenção dos serviços prestados pelo DAE. Os dirigentes sindicais destacaram os aumentos de taxas e tarifas nos últimos dez anos, ou seja, desde 2001, citando como exemplo o caso da energia elétrica que foi reajustada em 155%, folha de pagamento, 276%, material hidráulico, 197%, produtos químicos 163%, entre outros.

Por sua vez, conforme salientaram os sindicalistas, o DAE não reajusta taxas há dez anos, havendo portanto um déficit significativo na arrecadação, se comparado com as despesas todas acumuladas nesse longo período. “Por isso, há necessidade urgente de um reajuste nas taxas, para manutenção dos serviços. Por menor que seja, irá possibilitar à autarquia respirar de forma emergencial, diante da crescente demanda, em virtude do crescimento da população santanense”, disseram eles.

O vereador Germano Camacho manifestou sua solidariedade aos sindicalistas do Sindiágua, entendendo que mesmo sendo penoso para a população arcar com aumento de taxas, há que se pensar em não desmobilizar e não permitir que o DAE, orgulho do povo santanense, entre em situação falimentar, por conta de um déficit, “que, diga-se de passagem, irá aumentar cada vez mais se não houver medidas urgentes, mesmo sendo paliativas”.

Germano acrescentou que como vereador do PTB, tem a responsabilidade e seriedade necessária para analisar com tranquilidade as reivindicações e propostas apresentadas pelo Sindiágua, as quais, no fim das contas, vem ao encontro dos interesses da comunidade santanense. “É milenar a necessidade humana de ter água potável à disposição para diferentes usos domésticos, e hoje em dia essa necessidade se faz mais fundamental ainda. Portanto, temos que valorizar esse patrimônio do povo santanense. A contribuição de cada santanense será de vital importância para o futuro do DAE, não podemos fugir dessa responsabilidade se realmente quisermos esse serviço essencial de primeira linha”, finalizou.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.