Professores e alunos dos cursos binacionais realizam atividades conjuntas

Na tentativa de integrar ainda mais o grupo, os alunos e professores dos primeiros cursos técnicos binacionais, Informática para Intenet, do Instituto Federal Sul-rio-grandense de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSul), Campus Sant’Ana do Livramento e Técnico em Controle Ambiental, da Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU), de Rivera, participaram de uma visita técnica à Usina Eólica de Sant’Ana do Livramento e à Planta de Compostagem, em Rivera.

De acordo com a coordenadora de ensino e professora de língua espanhola, Alcione Maschio, esta “é a primeira vez que alunos e professores dos cursos binacionais se encontram para uma atividade mais informal.” Durante a viagem de ônibus, proporcionada pela prefeitura municipal de Sant’Ana do Livramento, alunos e professores compartilharam experiências com os colegas de curso, atividade inédita em ambos os países. Durante a visita à Usina Eólica, um guia da Usina Cerro Chato respondeu a diversas perguntas de alunos e professores que queriam saber desde como se sobe no alto da torre, qual a quantidade de energia gerada, até o impacto ambiental na região, e tiveram as suas dúvidas respondidas e comentadas pelo grupo.

Na Planta de Compostagem, em Rivera, a professora do curso de Controle Ambiental da UTU, Gabriela Golçalves explicou todo o processo de reciclagem da matéria orgânica, feita com material das podas das árvores, que serve como adubo para diferentes culturas. Alcino Maschio destacou que durante as cinco horas da atividade, “questões ambientais e tecnológicas, pertinentes aos cursos por eles desenvolvidos, foram debatidas entre alunos e professores dos cursos técnicos binacionais, evidenciando, assim, ainda mais o processo de integração entre os dois países”, concluiu a professora Alcione.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.