Unicred celebra 15 anos com foco em expandir

A sede da Unicred, própria, edificada por completo em 2009 e com espaço para novas expansões

Foco no cooperado, com seriedade, credibilidade e responsabilidade social, aliados a um regime de puro cooperativismo. Em síntese, é a definição do trabalho desenvolvido há 15 anos pela unidade em Sant’Ana do Livramento do sistema Unicred de crédito cooperativo, que abrange Quaraí e Rosário do Sul. Em 11 de novembro de 1996, a instituição foi aprovada pelo Banco Central e abriu suas portas ao público em abril de 1997.

No próximo dia 3 de dezembro, no clube Campestre, será realizada a comemoração e confraternização pelos 15 anos de atividades.

O diretor presidente Marco Aurélio Righi, o diretor administrativo, Victor Bouchacourt Cabrera e o diretor financeiro Vitor Hugo Hammes, e o gerente Roberto Barreto Pivetta falaram ontem pela manhã sobre o momento e a expansão em âmbito local da cooperativa de economia e crédito mútuo dos médicos, profissionais da saúde e profissionais liberais da Região da Fronteira.

A ideia da Unicred surgiu no município gaúcho de Casca, com o médico Antônio Moacir de Azevedo em 1989.

O sistema de atendimento é personalizado, com instalações adequadas e gerenciamento de contas pautado pela qualidade, além de taxas de serviços de menores custos

“A ideia da cooperativa de crédito teve difusão nacional, contando hoje com 8 Centrais no Brasil, 102 Singulares (como a de Livramento) no Sistema unicred, 414 postos de atendimento ao cliente e 238. 171 mil associados” – explica o diretor presidente Marco Aurélio Righi. Cada unidade é independente, recebendo auditoria interna, da central, e externa, sob contrato.

Iniciada por médicos em Livramento, a Unicred expandiu para os demais profissionais da saúde com graduação em nível superior em 15 de junho de 2000 e, em 2010, para profissionais liberais das áreas de administração, engenharia, entre outros.

“Não visamos o lucro, mas sim que o dinheiro fique com o cooperado” – resume Hammes.

O Conselho de Administração é composto por Angelo Sérgio Lopes Moreira, Antonio Guerra Soares, Cilon Vitorino da Rosa, Denis Benito Antonio Pedra Duarte, Fernanda Rostirola Guedes, Luiz Antonio Costaguta Arruda, Marco Aurélio Righi, Monir Bruno Suleiman, Ruth Lilian Dias de Ávila, Tânia Regina da Fontora Mota, Victor Bouchacourt Cabrera e Ritor Hugo Hammes.

Os conselheiros fiscais são Ana Carolina da Cunha Albornoz, Jorge Luis Gisler Puhl, Maria Luisa de Freitas Arteche, Pedro Menendez Ribeiro, Rosaura de Souza de la Rosa, sendo coordenador Feliciano Bernardes de Freitas Neto.

O gerente Roberto Pivetta e os diretores Vitor Hugo Hammes, Victor Bouchacourt Cabrera e Marco Aurélio Righi

Os objetivos são de crescimento e redução de custos para os cooperados. Conforme os diretores, a média de crescimento é de 20% em termos de novos cooperados, valendo o registro de que, nesse aspecto, a margem chegou a 80% nos últimos 5 anos. No que concerne a volume de negócios, a expansão se dá em 10% ao ano.

O empenho dos colaboradores, dos diretores, conselheiros e a estrutura enxuta atuando com agilidade, eficiência e eficácia são, de acordo com Righi, Hammes e Bouchacourt, os fatores de sucesso do empreendimento cooperativista.

“É cooperativismo puro, dentro do que preceituam os conceitos do sistema” – resume Righi. “O fator local e o foco na comunidade estão entre os maiores patrimônios que conservamos” – sintetiza Bouchacourt. O planejamento estretégico da Unicred da Região da Fronteira também estabelece o foco no mercado e daí, um dos segredos do êxito agora e no futuro.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.