Presidente da Associação Brasileira de Eólica faz sua primeira visita a um parque de geração

Elbia Melo, presidente da Abeeólica está na cidade

Há em torno de 3 meses como presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) Elbia Aparecida Silva de Melo, veio a Sant’Ana do Livramento para conhecer um parque de geração de energia elétrica a partir da força do vento. “É meu primeiro parque” – disse ela, ao manifestar satisfação de ter estado no complexo do Cerro Chato.

A mineira de Uberlândia é economista e tem 10 anos de carreira na área de energia, inclusive já tendo trabalhado com a hoje presidente Dilma Rousseff, quando esta era ministra das Minas e Energia. Com graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Elbia foi diretora da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica desde 2006 e tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial. Além disso, é uma especialista em Regulação e Mercados de Energia Elétrica, tendo atuado nesta área desde a pesquisa para dissertação de Mestrado a partir de 1998, trabalhou na ANEEL, no Ministério da Fazenda e no Ministério de Minas e Energia. Assumiu a função no dia 29 de agosto, com a finalidade principal de trabalhar para ampliar a profissionalização da diretoria, sem mudar a orientação ou o foco central da entidade.

Fernando Moura, Ronaldo Custódio, Élbia, João Ramis, Gil Fernandes, Carlinhos Fernandes e Wainer Machado

Participando do programa Conversa de Fim de Tarde, da RCC FM, ontem, ela disse estar muito satisfeita com o que viu em Sant’Ana do Livramento. “É um complexo que mudou a história e o perfil sócio-econômico do município e da região, e hoje a energia eólica vive seu melhor momento, pois consegue mercado. Nos primórdios, há sete anos atrás, poderia se pensar que era inviável qualquer investimento, aí, com a presidente Dilma, então ministra do MME, foram criados os programas de incentivo. De um custo de R$ 300,00, hoje registramos em torno de R$ 100,00” – lembra Elbia, que participou diretamente dos vários momentos.

A presidente da Abeeólica estava acompanhada pelo novo diretor da Usina Eólica Cerro Chato, João Ramis; pelo diretor de Engenharia e Operações da Eletrosul, Ronaldo Custódio; por Carlinhos Fernandes, coordenador do programa Luz para Todos na região Metade Sul e pelo prefeito Wainer Machado, interagindo com os participantes da bancada fixa do programa radiofônico.

A economista disse que a potencialidade de Sant’Ana do Livramento no que tange à geração é significativa e fez questão de apontar o valor agregado. “É preciso pensar que os impactos são muito positivos, porque, na área ambiental, permite-se o exercício de outras atividades, como pecuária de corte e de leite; assim como o impacto ambiental é mínimo; consorciando-se isso com o que agrega na área econômica, para o município, e social, infraestrutura e logística, é muito interessante. É sabido que há uma preocupação com esses aspectos” – refere Elbia, recordando, inclusive, o período de trabalho com a então ministra Dilma. “Ela sempre demonstrou muita preocupação em concretizar ações e possibilitar investimentos que tenham impacto positivo na vida das pessoas” – destaca.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.