Correntes pela educação

Ação interrompeu as atividades de sexta-feira na 19ª CRE e chamou atenção do governo do RS

Da esq. para a dir.: Juca Sampaio, conselheiro do Cpers e ex-diretor do 23° Núcleo, e Neimar Quines (diretor)

Inusitado, longe de ser inédito, mas com efeito retumbante em todo o Rio Grande do Sul. Assim foi o protesto protagonizado na manhã da última sexta-feira, na frente da 19ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação em Sant’Ana do Livramento, quando o atual diretor do 23° Núcleo do Cpers, Neimar Quines, e ex-diretor e agora conselheiro do sindicato, Juca Sampaio, usaram correntes para prender o próprio corpo contra as grades do local. A dupla conseguiu impedir a entrada dos servidores que teriam que cumprir sua jornada de trabalho na sede da Coordenadoria, além de forçar a coordenadora, Meire Garagorry, e promover no salão de eventos em uma das escolas da rede pública de ensino próximas ao local, a conferência que trata das mudanças propostas pelo ensino médio e que contou com a presença da Secretária Adjunta de Educação do RS, Maria Eulália Nascimento. Durante boa parte do dia, os manifestantes permaneceram no local chamando a atenção para a greve dos professores iniciada na última segunda- -feira e que, em assembleia realizada na última quinta–feira em Porto Alegre, ficou decidida pela continuidade.

 

Maria Eulália Nascimento, Secretária Adjunta de Educação do RS

Entrevista

 

A Plateia: Qual as razões da utilização das correntes no protesto ?

Neimar Quines: Estamos mostrando para o governo gaúcho que eles querem acorrentar a educação quando se manifestam através de decretos.

A Plateia: Por que o Cpers insiste em não revelar os números da greve ?

Juca Sampaio: Não temos problema com isso. Essa greve pode ter, sim, números ínfimos, mas o que importa é o fato do governo do PT estar dando as costas para categoria. Queremos o diálogo e não aceitaremos a forma como as coisas estão sendo colocadas. A greve poderá ter apenas um único professor, e mesmo assim o governo teria que tratar com mais respeito.

Seduc

À tarde, a Secretária Adjunta de Educação do RS, Maria Eulália Nascimento, participou do programa Conversa de Fim de Tarde da RCC FM e disse que os professores estão se manifestando sem razão. “Nunca dissemos que pagaríamos o piso neste ano. Com relação às mudanças no Ensino Médio estamos promovendo o debate com toda a sociedade gaúcha, inclusive com os professores. Minha vinda a Livramento para participar da Conferência foi para tratar justamente desse tema. O Cpers precisa entender que esta é uma proposta e o debate se faz necessário”, afirmou ela.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


1 Comentário

  1. mauro cezar przyczynski

    Nada como tomar do próprio veneno…

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.