Karatê de Livramento encerra competições do ano com sucesso no Clube União em Porto Alegre

Mais uma vez os karatecas santanenses deram show, foram nada menos de 28 premiações e o título inédito nos combates por equipes no adulto masculino

Delegação de atletas santanenses presentes na competição realizada no Clube União, em Porto Alegre

Na primeira semana do mês, aconteceu nas dependências do clube União em Porto Alegre o XIV Campeonato Estadual de Karatê Tradicional “Faixas Pretas” e o IV Campeonato Dangai “Faixas Coloridas”. O evento foi realizado em três dias e concentrou um expressivo número de atletas do estado, além dos mestres convidados Yasutaka Tanaka e Tasuke Watanabe, ambos autoridades máxima do karatê no Brasil, bem como praticantes do Chile e da França.

A delegação de karatê de Sant’Ana do Livramento participou do evento com 16 atletas mais o auxiliar Miguel Bopp, número de atletas considerado bom pelo sensei Miguel Ângelo, responsável pelo karatê da JKA e Tradicional, sendo que cada atleta arcou com suas despesas, sem contar com apoio privado ou público.

O campeonato se desenvolveu em dois dias. No primeiro, aconteceram as eliminatórias, e no segundo as finais com disputas de terceiros a primeiros lugares. Os atletas santanenses tiveram a oportunidade de participarem das disputas de 9 categorias brigando pelo primeiro lugar, o que deixou claro, já no primeiro dia, toda a determinação que atletas da Fronteira tinham para a última competição do ano. Os destaques como campeões nas categorias individuais do campeonato Dangai foram: Cat. Júnior – Thomaz Frassá; Cat. Juvenil – Brenda Liz Azevedo; Cat. Adulto em kata – Victor Martin Rodrigues; e nos combates com Fernando Boop. O grupo também obteve êxito com Alex Fabiano chegando até a final e ficando com o segundo lugar.

No Campeonato Gaucho onde participaram apenas faixas-pretas, a Associação Santanense participou com três atletas: o professor Miguel na Cat. Principal, ficando em segundo lugar; Sander Carlos de Freitas na Cat. 18 a 21 anos, também com a segunda colocação, e com Helena Nocchi, com um quarto lugar no feminino.

“Neste campeonato, como sempre, tivemos destaques no geral. Levamos um grupo extremamente unido, fato que motivou e teve resultado positivo, colocando-os na posição mais alta de suas categorias”, disse o professor Miguel. O evento, segundo ele, continha grande número de atletas em cada categoria, e os santanenses conseguiram, graças ao esforço nos treinamentos, mostrar a que foram.

“Foi emocionante ver cada aluno competir, ver que cada um deles tinha apoio do colega de treino, assim como foi para eu ouvir as vozes dos alunos incentivando a busca do golpe que poderia mais uma vez, trazer o título da categoria principal para nossa cidade. Assim foi toda a competição. Onde tinha um santanense lutando, os outros se deslocavam de seus lugares nas arquibancadas para incentivar, gritar junto com quem estava lutando”, ressaltou Miguel.

Ao logo dos anos, não faltaram títulos importantes para a JKA, mas nunca foi conquistado um título por equipes. “A disputa por equipe nada mais é que a disputa por cidades com a melhor de três ou cinco combates. A vitória foi retratada pela união e dedicação de cada integrante da equipe. Não contamos com sorte. Já de início desbancamos as duas melhores equipes do Estado, a Bushido de Erechim, e Shobukan de Marau, a maior detentora dos títulos por equipes. Assim, chegamos até a final com escola Shobukai de Não-me-Toque, e foi assim que, com a energia positiva por ter eliminado uma das duas melhores do RS, que também lutamos a final. A disputa foi ponto a ponto até a última luta e pela primeira vez mostramos nossa união com o primeiro lugar”, explicou o professor.

Aperfeiçoamento

Junto ao campeonato, os atletas santanenses puderam desfrutar dos ensinamentos de dois grandes ícones em nível nacional e mundial do karatê tradicional: Yasutaka Tanaka e Tasuke Watanabe. Foi através do gashuku “curso” que os atletas participaram e puderam entender de como o karatê evolui através dos anos. O sensei Tanaka vem ser o introdutor do karatê no Brasil e o sensei Watanabe foi quem introduziu o karatê tradicional no Rio Grande do Sul. A atividade pôde ser considerada um encontro entre o início e o futuro do karatê em nosso Estado.

Resultados geral dos karatecas santanensesKATA = FORMA  /  KUMITE= LUTA POR PONTOS

Cat. Júnior individual masc. faixa verde a marrom
10 a 11 anos
Thomaz da Cunha Frassá 1° lugar kata – 1° lugar kumite

12 a 13 anos
Wellington Araujo Severo Correia 3° lugar kumite

Cat. Juvenil individual faixa verde a marrom
14 a 15 anos feminino
Brenda Liz Azevedo dos Santos 1° lugar kumite

16 a 17 anos masc.
Miguel Ângelo de Ávila dias 3° lugar kumite

Cat. Adulto individual

De 22 a 34 anos de branca a laranja
Leonardo Delabary Vieira Alves 3° Lugar kumite

De 18 a 21 anos de verde a marrom
Victor Martin Rodrigues 1° lugar kata 3° lugar kumite
Alex Fabiano Gonçalves Cezar 2° lugar kata 2° Kumite

De 22 a 34 anos verde a marrom
Fernando Bopp Viega 2° lugar kata 1° lugar kumite

Acima de 35 anos cat. Master
Marco Aurélio Dalto maia 3° lugar kumite

Campeonato Gaúcho faixas pretas cat. Individual

De 18 a 21 anos
Sander Carlos de Freitas 2° lugar kata 2 ° lugar kumite

Acima de 22 anos

Professor Miguel Ângelo Santos 2° lugar kata 2° lugar kumite
Acima de 22 anos Feminino
Helena Nocchi 4° lugar kata

Equipes Campeonato Gaúcho

Juvenil misto

2° lugar kata – Wellington Araujo, Brenda Liz Azevedo e Miguel Angelo de Ávila

Adulto masc.

2° lugar kata – Professor Miguel, Fernando Bopp e Rafael Noro

1° lugar Kumite – professor Miguel, Sander Freitas, Marco Aurélio Maia e Ciro Maratá

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.