Missa afro para comemorar o Dia da Consciência Negra

Igreja ficou lotada de fiéis para celebrar a data marcada pela luta dos negros e sua contribuição na história

 

Representação teatral ( de um escravo acorrentado) fez parte da missa afro realizada ontem

Para comemorar o Dia da Consciência Negra, celebrado no domingo, a paróquia da Igreja Santa Terezinha realizou na noite de ontem uma missa Afro. A celebração foi celebrada pelo páraco da igreja e teve bênção do bispo Dom Giulio.

 

Com a presença da comunidade da Igreja Santa Terezinha e representantes de entidades de Livramento, a missa comemorativa contou com músicas e representações sobre a importância do negro na cultura brasileira. O professor Edilacir Larruscaim, o vereador João Batista Conceição e a radialista Denise Toledo participaram da celebração. No sermão feito pelo padre, ele falou da importância do respeito à diversidade e que o momento é de conscientização e reflexão sobre a cultura negra africana que tanto colaborou para a construção de nossa história.

“Embora não tenha reconhecimento merecido, a colaboração foi significativa. A data de hoje é um dia que todos nós devemos comemorar em todos os ambientes, destacando a necessidade sobre a questão da dignidade. Devemos refletir a necessidade de combater o preconceito”- ressaltou o padre.

Fiéis compareceram à missa festiva pelo Dia da Consciência Negra

História

 

A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi – líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares. Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva na memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos.

 

Sessão Solene

Será realizada hoje uma sessão solene no plenário João Goulart da Câmara Municipal de Vereadores para comemorar o Dia da Consciência Negra.A sessão foi proposta pelo vereador João Batista Conceição (PSB) que durante toda a semana ministrou palestras em escolas estaduais sobre o tema.Batista também promoveu na sexta a exibição do filme  Quilombo de Cacá Diegues para estudantes da escola General Neto.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.