Comitiva gaúcha reúne-se com autoridade mundial em trânsito em Barcelona

O diretor de Trânsito da Espanha, Pere Navarro Olivella, recebeu a comitiva gaúcha, liderada pelo vice-governador Beto Grill, na manhã de sexta–feira (11), em Madri. Ao referir-se às estatísticas apresentadas pelo grupo em relação à realidade brasileira, Olivella disse que o país latino-americano “não pode mais aceitar uma taxa de 100 mil mortes/ano. O momento pelo qual passa o Brasil, de estabilidade política e econômica, cria condições para reverter este quadro”, disse.

Olivella, uma das maiores autoridades mundiais no assunto, liderou medidas que levaram à diminuição de 57% das mortes nas estradas espanholas em sete anos, considerando a malha rodoviária total de 150 mil quilômetros.

Durante a audiência, que também contou a participação do presidente do Detran, Alessandro Barcellos, e o presidente da Frente Parlamentar de Trânsito, deputado Miki Breier, Navarro destacou que a redução das mortes na em seu país foi atribuída a ações como expansão de radares, campanhas publicitárias duras e, principalmente à fiscalização intensa nas estradas por policiais de trânsito respeitados e qualificados. Ele considerou os acidentes como perfeitamente evitáveis e não como “uma maldição divina”.

Beto Grill aproveitou a oportunidade para apresentar o Comitê Estadual para a Segurança no Trânsito, criado no atual Governo junto ao Gabinete do Vice-Governador, e a Operação Balada Segura, acontece em Porto Alegre. Grill mostrou números que confirmam a redução da acidentalidade no Estado a partir da criação do Comitê. “No primeiro semestre deste ano constatamos uma redução de 11% nos acidentes de trânsito, apesar do crescimento do número de veículos”, afirmou.

Para o presidente do Detran, a Balada Segura já esta consolidada em Porto Alegre e, seguramente, será estendida para todo o Estado. Alessandro Barcellos lembrou que houve uma diminuição de 33% nas ocorrências registradas nos locais e horários de maior movimentação nas noites e nos finais de semana. “Estamos convencidos que somente com a integração de vários fatores e que conseguiremos chegar onde a Espanha já mostrou que é possível chegar, ou seja, numa redução drástica no numero de vitimas no RS.”

Pere Navarro Olivella elogiou as medidas quem vem sendo adotadas no Estado e lembrou que não e fácil, mas perfeitamente possível, conseguir resultados satisfatórios.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.