Organização militar é homenageada na Câmara Municipal

Vereadores concedem Voto de Aplauso à 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea pela passagem de seu Centenário, comemorado neste 11 de novembro

Representantes do Poder Legislativo de Livramento e integrantes da 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea durante a cerimônia de entrega do Voto de Aplauso. Foto: VERA MENEZES/CÂMARA

A Mesa Diretora do Legislativo Municipal, presidida pelo vereador Sérgio Moreira, fez entrega ao comandante da 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea, Major Ivan de Oliveira Gomes, de um “Voto de Aplauso”, alusivo ao aniversário de 100 anos da Organização Militar, comemorado nesta quinta-feira, 1o de novembro. A homenagem foi prestada durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal, na última terça–feira.

Localizada em Sant’Ana do Livramento, fronteira com a República Oriental do Uruguai, essa Subunidade com autonomia administrativa, está subordinada à 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada com sede em Bagé.

Além de sua missão de capacitar combatentes através da instrução militar, a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea presta um valoroso serviço à população santanense, através de ações cívico-sociais que visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades carentes, prestando atendimentos médicos e odontológicos, vacinação, corte de cabelo e manutenção de instalações de creches. Ainda realiza ações como a “Campanha do Quilo”, fazendo doações de alimentos a entidades assistenciais da cidade.

Homenagens

Ao justificar a homenagem, os vereadores foram unânimes em reconhecer a importância da Organização Militar para Sant’Ana do Livramento. O presidente Sérgio Moreira, proponente do Voto de Aplauso, exaltou a colaboração da 2ª Bateria Antiaérea em ações sociais que o Poder realiza, especialmente nas etapas da Descentralização da Câmara, realizadas nos bairros e vilas da cidade.

“Das inúmeras ações em que tivemos a colaboração dos militares da nossa Bateria, uma com certeza vai ficar marcada para sempre em nossa memória, que foi a reforma no prédio da Creche Gurizada, localizada na Vila Jaime Camargo, que há 25 anos não recebia uma pintura, uma reforma, o que foi feito com muita competência e carinho por parte dos militares, aos quais volto a agradecer”, frisou o presidente da Câmara.

“O Exército Brasileiro tem uma função importante na defesa da nossa soberania, das nossas fronteiras, mas tem uma função que eu considero uma das mais importantes e que está enfatizada no seu lema: um braço forte e uma mão amiga. O braço forte o Exército tem provado ter, defendendo com competência e determinação a nossa Pátria, mas quando uma mão amiga se estende na busca de solução de problemas, das mazelas sociais, a instituição tem sido de uma generosidade imensa, o que muito nos honra”, disse o vereador Nelmo, cujas palavras foram avalizadas pelos demais vereadores.

Ao agradecer a moção, o comandante Ivan de Oliveira Gomes classificou o momento como muito significativo para toda a instituição.

“Nós temos os poderes que estão muito bem especificados no Art. 144 da nossa Constituição, que é de garantir a ordem. Mas sobre o “braço forte e uma mão amiga”, nós aqui desenvolvemos um trabalho em apoio aos necessitados e apesar dos parcos recursos, estamos conseguindo fazer um bom trabalho”, frisou o comandante Ivan, lembrando que a Organização Militar tem uma preocupação especial na formação do jovem soldado, não só como cidadão, mas também para o mercado de trabalho.

Histórico do Aquartelamento

A construção do Aquartelamento ocupado atualmente pela 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea teve início em setembro de 1911. Foi inaugurado em 16 de abril de 1914, servindo de sede para o 10º Regimento de Cavalaria até 23 de fevereiro de 1915, quando foi extinto. Em 22 de abril de 1915, instalou-se neste aquartelamento o 15º Regimento de Cavalaria, procedente da cidade de Dom Pedrito-RS.

Em 11 de novembro de 1919, o 15º Regimento de Cavalaria passou a denominar-se 7º Regimento de Cavalaria, que permaneceu neste aquartelamento até 11 de novembro de 1926, quando transferiu-se para o Cerro do Depósito, nesta mesma cidade.

Em 28 de agosto de 1926, instalou-se no aquartelamento o 8º Grupo de Artilharia a Cavalo, procedente de Uruguaiana-RS, permanecendo até 10 de agosto de 1973, quando então já transformado em 28º Grupo de Artilharia de Campanha, foi transferido para a cidade de São Francisco do Sul-SC. E, no dia 1º de janeiro de 1975, a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea, passou a ocupar as instalações, onde permanece até os dias atuais.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.