Secretaria Municipal de Educação cadastra pretendentes às vagas na Educação Infantil Municipal

Atividade iniciou na manhã de ontem, porém foram registrados casos de pessoas quepassaram a noite em frente à Sala Cultural para garantir um bom lugar na fila

A busca por vagas nas creches do município foi acentudada já nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira. Foto: DANIEL BADRA/AP

Uma grande movimentação na Sala Cultural na manhã de ontem demonstrou o quanto são concorridas as vagas em escolas da rede municipal de ensino, na modalidade Educação Infantil. Foram constatados casos de pessoas que passaram a noite em frente ao prédio da Sala Cultural para garantir um bom lugar na fila e também a garantia da vaga para seus filhos.

Carla Carrets, Coordenadora das Escolas Infantis de Livramento, destacou que, em um primeiro momento, estão sendo feitas somente as pré-inscrições para os pretendentes às vagas, posteriormente estas pessoas serão encaminhadas para as escolas e no local, efetivarão as matrículas de seus filhos.

Ela afirma que existem vagas disponíveis para todos os interessados, desde o berçario até a pré-escola. As vagas mais procuradas são para creche – berçário e maternal. Ao todo, o município dispõe de treze escolas de educação infantil e instituições conveniadas filantrópicas em parceria com o governo do Estado. “No momento, as vagas oferecidas são somente nas escolas municipais de educação infantil, e a previsão é que iremos recebem 550 inscrições. A grande maioria das pessoas consegue a vaga neste primeiro momento, mas caso alguém não consiga, a gente orienta para que se dirija até a escola de interesse e coloque o nome do filho em uma lista de espera, porque geralmente as pessoas fazem a pré-inscrição, realizam a matrícula do filho e acontece do mesmo não se adaptar. Ou mesmo em casos mais raros, os pais mudam de bairro e até de cidade e para isso existe uma segunda chamada. Quem não conseguir neste primeiro momento a vaga, deve se dirigir às escolas infantis e entrar em uma lista de espera”, orienta Carla Carrets.

Atividade continua

As matrículas terão continuidade na manhã de hoje, a partir das 8h, até as 15h. E continuam amanhã – que dever ser o prazo final – no mesmo horário. Os interessados devem trazer para a pré–inscrição a certidão de nascimento do aluno e um comprovante de endereço, os dois são necessários para a efetivação da inscrição. De posse da ficha, o responsável pelo aluno se desloca até a escola com o comprovante de inscrição. “O interessado só perde o direito à vaga se não comparecer à escola no dia e hora marcada na ficha”, completa.

Já a secretária Cristina de Leon destacou que o movimento acentuado foi resultante da concentração de todas as pré- -matrículas em um único local, para evitar que os interessados tenham que estar se deslocando de escola em escola atrás de uma vaga. “Queremos evitar, também, que as pessoas passem a noite em frente de escolas, como já foi constatado várias vezes. Gostaria de alertar às pessoas de que todas elas serão atendidas, independentemente da quantidade de pessoas para serem atendidas. Foram solicitadas, inclusive, mais cadeiras para que todas as pessoas fiquem acomodadas, enquanto aguardam pela entrega dos documentos e inscrição”, destaca a Secretária Municipal de Educação Cristina de Leon.

Ela alertou que mesmo que sejam atendidos todos os interessados em vagas, existe a possibilidade de que algumas crianças fiquem de fora, devido à diferença entre procura e oferta.

A lista de espera possivelmente se dará em escolas que têm oferta de vagas em berçário. “Os pais vão ao trabalho e deixam seus filhos na creche, e por isso nós temos a necessidade de uma quantidade de vagas bem maior do que nas escolas”, complementa.

Projeto Aprovado

Cristina de Leon destacou que já existe um projeto aprovado, dentro do PAC 2, para a construção de uma escola de educação infantil. “Nos chegou a informação, através do Ministério de Educação e Cultura, que deveríamos postar duas escolas mais para avaliação do MEC. Ao todo, seriam seis escolas, distribuídas entre os locais de maior necessidade, que seriam as vilas Simon Bolivar, Santa Rosa, São Leopoldo (assentamento) e Vila Nova. Estamos também estudando os locais onde há a maior necessidade de vagas, que é a prioridade e obrigação do município”, finaliza.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.