Arena Tennis Cup fecha com domingo de finais

Alteração na programação, devido a chuva, fez com que praticamente todos os jogos decisivos fossem realizados no último dia do torneio

Sansonetti, campeão, e Rodrigo Jardim, vice da livre, com Ziad e Allan Badra, no momento da premiação

O belo domingo de sol, com temperatura de verão, marcou o último e decisivo dia do IX Arena Tennis Cup, torneio que atraiu todas as atenções do tênis gaúcho e sul americano no final de semana. Foram três dias de decisões nas quadras do Livramento Tênis Clube e Clube Campestre, que receberam grande público, especialmente ontem, dia reservado as finais. Na final da livre ocorreu à consagração do uruguaio Federico Sansonetti, o segundo tenista a entrar para a galeria dos bicampeões do Arena Tennis Cup. O outro é Bruno Savi.

Decisões

A programação no último dia foi intensa e recheada de jogos, especialmente porque alguns jogos do sábado, em decorrência da chuva do final do dia, acabaram transferindo alguns jogos do clube Campestre para o domingo. Com isso, ontem a programação das finais se prolongou mais do que o previsto, mas quem acabou ganhando foi o público que acompanhou os jogos até o final da tarde.

Lais Bicca foi campeã na 16 fem

Os favoritos

Na categoria livre, a primeira classe masculina, cinco eram os tenistas favoritos, os estrangeiros Federico Sansonetti, uruguaio e atual campeão, e o argentino José Decena, campeão de 2009, e os gaúchos Roger Santos, campeão de 2008, e Raphael Trindade, antes de Porto Alegre e o santamariense Rodrigo Jardim. Trindade caiu na primeira rodada, na sexta-feira, perdendo para Rodrigo Jardim. Outros dois favoritos se despediram na semifinal, que começou no sábado e acabou domingo. Roger Santos perdeu para Federico Sansonetti, que garantiu na manhã de ontem a primeira vaga na final, das 14h. Já o argentino José Decena, que era o outro candidato a finalista, acabou perdendo por WO para Rodrigo Jardim, que na sua sétima participação no Arena Tennis Cup, chegou à primeira decisão, se qualificando para enfrentar o atual campeão na final. Antes, Rodrigo venceu a 35 A, vencendo ao santanense Everaldo Charopen.

A final

A final da principal categoria iniciou com numa temperatura de 27 graus. Sansonetti era o favorito, mas encontrou um adversário persistente no primeiro set. Mostrando excelente preparo físico o professor do Avenida Tênis Clube de Santa Maria, fez um jogo bastante equilibrado e acabou vencendo por 7/6, largando na frente pós 1h40min de partida. Na no segundo set, o uruguaio retomou o controle da partida e com uma grande variação de jogadas, abriu quatro games de vantagem e fechou o set, com o placar de 6/2, empatando a partida. O título se definiu no tie break. O set decisivo começou com os dois tenistas já dando sinais de cansaço, especialmente Jardim, que abriu dois games de vantagem. Mas Sansonetti mostrou recurso de tenista internacional e com algumas viradas sensacionais conseguiu buscar a virada, quebrando o serviço do adversário e abriu dois games. Jardim confirmou o serviço e diminuiu a vantagem, mas Sansonetti fez o mesmo e ficou a um game de fechar o set e o jogo. O saque, porém, era favorável a Jardim e depois do game mais longo da partida, Sansonetti quebrou novamente o serviço de Jardim, venceu o set em 6/3 e o jogo em dois sets a um.

Os santanenses

As finais continuaram com as demais categorias, fechando o torneio as 18h30. Na última final, na categoria 55 anos, o santanense Alceu Thomas conseguiu uma virada sensacional diante do uruguaio João Fuentes e foi o último campeão a subir ao pódio. Entre os santanenses venceram o torneio também, Tais Bicca (CCL), na 16 anos feminino, Victor Hugo Argiles (LTC). Chegaram à final os tenistas Everaldo Charopen, Sofia Perrone e a jovem Andressa Marques, tenista descoberta no projeto Raquetes do Futuro, que chegou a primeira final em dois anos no Arena Tennis Cup.

A premiação aos vencedores foi o último ato do torneio que consagrou mais um bicampeão da livre, o uruguaio Federico Sansonetti.

Jovem Andressa Marques foi vice campeã da 2ª classe feminina

Organização divide êxito com patrocinadores

A IX edição do Arena Tennis Cup vai entrar para a história do torneio por vários destaques. Os principais deles serão o número de inscritos, 220, mesmo nmero de 2009, recorde do torneio, a consagração do bicampeão, o uruguaio Federico Sansonetti e a reunião de três campeões na mesma edição. Mas o torneio manteve seu processo de evolução e cada vez se consolida mais como um dos grandes do Estado e também no Mercosul, por atrair cada vez mais os estrangeiros. Allan Badra, diretor da Arena Sports, mais uma vez divide o sucesso e a longevidade do torneio com os patrocinadores e reforçou o convite para que todos estejam juntos em 2012, na celebração dos 10 anos do torneio.

O IX Arena Tennis Cup é patrocinado pela Unimed Região da Fronteira, Fundergs, Tumelero, Jornal A Plateia, TV Pampa, Hotel Portal, Tterrasul e Ouro e Prata. Os apoiadores são: Movilcor, CFC Santanense, Unimagem, Verde Plaza Hotel, BQB Linhas Aéreas, Dunlop, Fundação Arena.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.