Moradora do São Paulo alimenta mais de 150 crianças

Com ajuda da comunidade ela mantém há 10 anos projeto e quer beneficiar ainda mais famílias 

Sorrisos bem visíveis das crianças beneficiadas pelo projeto de Zoraide na hora de ir buscar o almoço

A aposentada Zoraide Maciel de 63 anos, dedicou seus últimos 10 anos a prestar ajuda a mais de 95 famílias do bairro São Paulo ao lado do antigo frigorífico. Antes, sob uma árvore no fundo de casa, ela alimentava 55 crianças. Os alimentos vinham dos armazéns que se solidarizavam com as condições precárias da vizinhança e a atitude da idosa.

Nos dias de hoje, as famílias beneficiadas aumentaram, a demanda cresce a cada dia e a colaboração de anônimos tem sido bem-vinda, pois Zoraide está construindo um refeitório. A necessidade veio pelos dias chuvosos, sem espaço fechado e a fila de quem vai se alimentar, fica exposta às más condições climáticas.

Desde o começo do projeto ela conta com apoio de uma amiga, Idalina dos Santos, de 64 anos, que também é cozinheira. Junto a elas, voluntárias se dispõem a ajudá-las nos dias de maior movimento.

Além de alimentar as crianças, moradores de rua e famílias comparecem com panelas para levar comida para casa, e a maioria delas tem essa refeição como sua única no dia. Isso faz com que aumente a motivação das idosas. Sábado e domingo elas não cozinham, mas nem por isso o trabalho termina. Muitos vão para pegar pães, ou ingredientes para comida do final de semana.

Questionada sobre as necessidades de seu projeto, ela não tem vergonha de dizer que muito ainda tem que ser feito, “recebemos de anônimos, doações de telhas, e quilos de comidas o que tem nos ajudado a atender a maioria. Agora precisamos de fio de luz e vidros”, comentou. Mais que alimentação, o “Clube de mães” como é conhecido o projeto de Zoraide, está construindo casas. Com a ajuda de populares, está arrecadando madeira, terra e telhas mesmo que usadas, para dar um lar a quem ainda não possui. A respeito das crianças que comparecem a sua casa, ela diz sobre o que mais a preocupa. “Fazemos nossa parte que é alimentá-las, mas a respeito de suas vestimentas e com esse inverno rigoroso, precisamos abrigá-las. As que mais precisam são as menores, de 0 a 10 anos”, finalizou

Necessidades do projeto

Roupas e calçados para crianças de 0 a 10 anos
Fios de luz para iluminação do refeitório
Vidros para o refeitório
2 fogões a lenha ou um semi-industrial

Localização
Ao lado do Antigo Frigorífico do Bairro São Paulo

Contato

99831626

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.