- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Realocação dos camelôs acontece hoje na Fronteira

Posted By redacao On 19 de maio de 2014 @ 8:48 In Geral,Manchete-Destaque | No Comments

Com espaço pronto, os vendedores realizam o encaixotamento dos seus pertences e dos materiais de trabalho para realizar a mudança para o novo local

Acontece nesta segunda(19) e terça(20) a realocação dos microempreendedores individuais da Praça dos Cachorros para o Centro Popular de Compras, situado no Largo Hugolino Andrade, antigo estacionamento do Cine Internacional. A mudança está prevista para ser realizada das 8h às 12h e das 13h às 17h. A ordem de retirada para o novo local será organizada em grupos de 10 em 10, de duas em duas horas, a iniciar pelas bancas 40 norte e 40 sul em ordem decrescente.

A mudança será acompanhada pela Brigada Militar, Secretarias do Município, autoridades locais entre outras forças com intuito de manter a integridade das pessoas e evitar possíveis tumultos. Segundo o Secretário de Planejamento Fábio Peres, “a mudança será organizada”, comentou. E em reunião de funcionalidade com a Secretária da Fazenda e o Presidente da Associação dos Camelôs, foi estabelecida uma dinâmica para a transferência dos vendedores de uma forma organizada. Com isso, “eu acredito que a realocação vai ocorrer com tranquilidade, a mudança vai acontecer da melhor forma possível” destacou o Secretário.

Depois da realocação como fica a Praça Flores da Cunha?

[1]A juíza Carmen Lúcia Santos da Fontoura confirmou que o próximo passo, após a realocação dos camelôs, é o restauro da Praça General Flores da Cunha.

A magistrada deixou claro que já no dia 21, o corpo técnico que está dando o assessoramento na questão já vem se reunindo, tendo retomado uma sequência de encontros para verificar quais são as possibilidades mais concretas de aplicação imediata. “Será iniciada de forma imediata pelos técnicos, a ação de restauro, claro, dentro daquilo que seja possível e que também não onere o Município, pois temos a informação dos técnicos que é possível fazer muita coisa, em que pese a falta de recursos” – esclareceu a juíza. Durante participação no programa Conversa de Fim de Tarde, nesta semana, a magistrada confirmou que estará, na primeira hora da manhã de segunda-feira, acompanhando a movimentação para a realocação dos camelôs. Ela reforçou o entendimento de que agora não há mais dúvidas por parte dos trabalhadores em relação aos objetivos de todas as atividades realizadas até agora.

Secretarias realizaram reunião para entrega do espaço onde será o Centro Popular de Compras

[2]A secretária da Fazenda Claudia Arce junto ao secretário de Planejamento Fabio Peres, ultimaram os detalhes da realocação dos microempreendedores individuais na sexta-feira com o presidente da Associação dos Camelôs, Marco Antonio Andreoli.

No Decreto n°6904, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, constam as especificações regulamentais da realocação dos camelôs, bem como destaca aspectos organizacionais da atividade. “Esta maneira está em conformidade com o croqui juntado aos autos do Processo, e nos permitirá uma passagem de forma mais lógica e funcional”, explicou o secretário titular do Planejamento. No mesmo documento, consta a listagem com os nomes dos oitenta comerciantes que possuem o direito de ocupação provisória através de cadastro realizado junto à Fazenda Pública.

Executivo e o novo Centro Popular de Compras

AÇÃO CONTÍNUA

A fiscalização do comércio ambulante não é recente em Santana do Livramento. Desde que assumiu, em 2013, o prefeito Glauber Gularte Lima demonstra uma clara preocupação com o assunto e sua administração não tem medido esforços para coibir a prática. Já foram realizadas diversas ações em conjunto com a Brigada Militar, Receita Federal e Polícia Federal.

FISCALIZAÇÃO

A Secretária da Fazenda, Claudia Arce destacou que será realizado um intenso trabalho de fiscalização no local. “Iniciaremos a partir da retirada dos micro empreendedores um intenso trabalho de fiscalização contra os ambulantes irregulares na cidade. Os fiscais do comércio junto aos fiscais tributários estarão trabalhando em conjunto com a Brigada Militar para que a praça Flores da Cunha não seja novamente ocupada. O trabalho da fiscalização será realizado diariamente, inclusive com plantões aos sábados e feriados, e consiste em fazer a abordagem aos ambulantes e solicitar sua retirada do local. Em caso de reincidência ou de não atendimento à solicitação, os fiscais efetuam a apreensão das mercadorias e o ambulante tem, então, que pagar multa para retiras das mercadorias, se tiverem procedência, se não, elas serão levadas à Receita Federal”- explica a secretária Claudia Arce.

Segundo ela, serão realizadas abordagens em todos os que ficarem no local antes ocupado pelos vendedores ambulantes.

Glauber Lima e o compromisso com o município

[3]Glauber ressalta que, desde o início da gestão, o Executivo vem cumprindo os compromissos firmados com os trabalhadores. “Pegamos um trem andando, mas não medimos esforços para honrar com os camelôs no sentido de garantir que eles tenham as mínimas condições de exercer suas atividades”, apontou o mandatário que completou sua fala ressaltando que o próximo passo, agora, é trabalhar junto com os microempreendedores na construção das bancas, de acordo com o projeto arquitetônico elaborado pela Prefeitura. “Através do recurso do microcrédito, que será captado pelos próprios comerciantes, vamos construir as bancas e, após, edificar um primeiro e um segundo andar, onde iremos realocar outros profissionais e também ter um espaço público”, concluiu.

“Eu me comprometo a auxiliá-los na estrutura definitiva das bancas e do Centro Popular de Compras como um todo, e espero contar com vocês para que tenham paciência e para que possamos finalizar esse processo da melhor forma possível”, assegurou Glauber.

O que o Governo já fez:

Temos vários objetivos já alcançados: “Adquirimos em juízo a imissão da posse do terreno ao lado do Cinema, no coração da cidade e lá trabalhamos até ontem, dia e noite, para que a estrutura ficasse com as melhores condições para abrigá-los. Também elaboramos o projeto para a construção deste Centro Popular de Compras, colocamos a placa que identifica o local e estamos apoiado-os na captação do microcrédito para a construção das bancas”, exemplificou.

Restauro da Praça

Glauber já cadastrou junto ao Siconv – Sistema de Convênios do Governo Federal – o projeto para o restauro da Praça Flores da Cunha, que custa em torno de R$880 mil. “Quanto ao restauro da praça, vamos fazer o possível assim da desocupação do local, mas um restauro mais elaborado vamos esperar captar uma verba do Governo Federal que tanto vem investindo na cidade”, afirmou.

Vendedores se preparam para a mudança

Na tarde de ontem, 18, quem passava pela Praça Flores da Cunha podia observar a movimentação dos camelôs organizando a mudança para a realocação de suas barracas. Uns acreditam que a estrutura é muito melhor do que as atuais, porém, pelo local não ser passagem, acreditam que as vendas diminuirão, mas com trabalho de divulgação do novo espaço, Centro Popular de Compras, os clientes irão se habituar e conhecer o novo local. 

Vendedores desabafam

[4]O camelô Diego Rodrigues diz que o movimento vai baixar, pois hoje eles estão em um ponto de passada contínua de pessoas e o novo local não lhes dá essa oportunidade, mas destaca a positividade da estrutura do Centro Popular de Compras. A respeito dos ambulantes não legalizados, diz que eles vão continuar suas vendas, “eles precisam trabalhar”, completou. 

 

  

[5]Trabalhadora Santa Madalena de Oliveira conta que ficou bom o espaço, que agora terão água, luz e banheiros, bom para quem trabalha e para quem vem fazer compras. “Quero que a juíza seja firme com suas promessas e cada vez mais, melhore a estrutura dos camelôs”, concluiu.

 

  

[6]

As vendedoras de cachorro quente Tainá, Sara e Fabiana explicam que irão para o Centro Popular de Compras, mas que a sua realocação só será feita depois de agosto, que a prioridade agora são somente os camelôs.

 

  

 

[7]Segundo o Camelô Elias, da Banca 23, ele acredita que será muito difícil fazer a transferência de dez bancas a cada duas horas, pois há muito material de trabalho para ser levado para o novo local, além disso, as barracas também precisam ser desmontadas e levadas. “ A estrutura ficou boa, mas poderia ter ficado melhor, achei que o Município iria entregar  tudo pintadinho. Acho que eles poderiam ter oferecido uma estrutura melhor para nós trabalharmos. Vamos né, vai estar melhor que aqui. Ainda temos o impasse de perdemos venda com os turistas que descem na João Pessoa, próximo ao Cassino de Rivera, que poderão achar que os camelôs que têm são os que estão na divisa, do lado uruguaio, “tem que ser feito um trabalho de divulgação do novo local”.

[8]

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=125947

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/05/pag7_IMG_3613.jpg

[2] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/05/pag7_reuniao-sobre-os-camelos-JOTA-CAVALHEIRO.jpg

[3] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/05/pag7_prefeito-CEDIDA.jpg

[4] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/05/pag7_diego-rodrigues-camelo-KATY.jpg

[5] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/05/pag7_santa-madalena-camelo-KATY.jpg

[6] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/05/pag7-vendedoras.jpg

[7] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/05/pag7_Elias-da-banca-23-KATY.jpg

[8] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2014/05/info1.jpg

[9] O fim de uma história de 30 anos: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=125748

[10] Realocação está na fase final e foco, agora, é praça Argentina: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=126273

[11] Camelôs: um dia na História: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=126108

[12] Começa o restauro da Praça Flores da Cunha: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=128929

[13] Camelôs vendem fora do Centro de Popular de Compras : http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=127074

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.