Unipampa passa a fazer parte da coordenação geral do Fonaprace

A 50ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Pró–Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE) terminou nesta terça-feira, 18, com a definição da nova Coordenação Geral do fórum, órgão que assessora a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). A Universidade Federal do Pampa – Unipampa, sede do evento, passa agora a integrar a Coordenação Geral do FONAPRACE com a eleição da pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários da Instituição, Laura Fonseca, como secretária Geral. A presidência da coordenação passa a ser exercida pelo pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Fabrício Carvalho; a vice-coordenação será exercida pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Luiz Leduíno de Salles Neto.

Para o novo presidente, Fabrício Carvalho, a expectativa para o mandato que vai até outubro de 2012 é de muito diálogo entre os pró-reitores, com a base acadêmica, os movimentos estudantis, e com o Ministério da Educação e o Governo Federal como um todo. “A assistência estudantil passa por um momento importante no País com a criação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Queremos fortalecer a permanência qualitativa de nosso estudante, o diálogo com a base e dar um salto de qualidade na relação interministerial. Iremos buscar soluções para que o aluno socioeconomicamente desfavorecido possa vivenciar uma universidade plena”, afirmou.

A plenária referendou, ainda, a reivindicação de R$ 1,6 bilhões para assistência estudantil, e durante a manhã os Fóruns Regionais se reuniram e, posteriormente, apresentaram ao grupo os encaminhamentos de suas reuniões locais.

Cultura e integração

Antes do encerramento, os pró-reitores e suas equipes participaram de uma noite de confraternização e cultura com jantar típico, onde puderam apreciar o legítimo churrasco gaúcho e a apresentação artística do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Presilha do Pago. Além de danças tradicionais como Balaio, Chimarrita e o Pézinho, esta última com a participação do público, o patrão do CTG, Rui Rodrigues, apresentou aos convidados de todas as regiões do País um pouco da cultura e do folclore sul rio-grandense. Na última manhã de trabalho no Campus Sant’Ana do Livramento da Unipampa, outra apresentação cultural subiu ao palco do evento, nas coreografias de Lampert Centro de Danças.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.