Óleo de Cozinha vira biocombustível durante Aula Prática em Santa Cruz

Alunos do Instituto Federal Sul Riograndense aprenderam na prática as novas técnicas para a produção de biodiesel

Nataniel Sampaio demonstra fórmulas para composição do álcool para combustão de motores

Estudantes do curso técnico em biocombustíveis de três municípios aprenderam na prática, algumas das novas técnicas para a produção de biodiesel, junto a Unidade de Bioenergia da Associação Brasileira de Fumicultores (Afubra), em Santa Cruz do Sul. Durante o último sábado, os estudantes do curso desenvolvido na modalidade EAD, pelo Instituto Federal Sul Riograndense, dos municípios de Livramento, Cachoeira do Sul e Alegrete, participaram de uma aula prática, onde foram mostradas as pesquisas desenvolvidas a partir da produção de álcool com cana de açúcar e biodiesel a partir do óleo da semente de girassol, pelo projeto Verde é Vida; além da novidade de reutilização do óleo de fritura para abastecer alguns equipamentos da instituição, através do programa de Coleta de Óleo Saturado, que envolve 105.552 alunos de 344 unidades de ensino dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, onde já foram devolvidos 100 mil litros de azeite.

Alunos de Livramento com professores e tutores do CAVG

O técnico agrícola da Afubra, Nataniel Sampaio, destacou os investimentos efetuados pela associação para oferecer alternativas aos produtores de fumo daquela região, que possuem áreas médias de 16 hectares em suas propriedades, que passam por período de transição e redução das áreas cultivadas por restrições impostas no país ao consumo do cigarro. Os alunos também tiveram a oportunidade de visitarem o viveiro agroflorestal mantido pela instituição, que também abriga projetos de pesquisa com gado de corte, ovinos, suínos e aves. O professor Hilton Grimm, que coordena o curso técnico de biocombustíveis, agradeceu a disponibilidade da empresa ao mostrar as instalações e dividir com os estudantes, as atividades voltadas para a produção de bioenergia e seus componentes, acrescentando a importância dos estudos práticos que envolveram as turmas dos dez municípios gaúchos que integram a turma iniciada em 2010, e que estarão finalizando o seu curso no final deste ano.

Óleo de cozinha é despejado no primeiro filtro para reautilização e transformação em biodiesel

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.