Recadastramento do cartão continua com prioridade para mulheres

Coordenadores informam que não há necessidade de apuro para atualização dos dados 

Sérgio Calvete realizando o cadastramento de Zilda Dornelles Soares, de 68 anos, que disse a reportagem que em sua casa ainda precisam passar pelo processo suas duas filhas. “É rápido e preciso trazer a documentação das filhas para realizar o cadastramento”.

O recadastramento do cartão SUS continua sendo realizado na Secretaria Municipal de Saúde, PAM e Unidade Básica de Saúde, para toda a comunidade santanense. O atendimento segue diariamente, desde que foi lançada uma espécie de “esforço concentrado” para colocar em dia, os milhares de usuários locais que não estavam cadastrados no Sistema Único de Saúde do Governo Federal.

Maximiliano da Cunha mostrando o cartão que estão sendo impressos com os novos números que inicia com 7 e com código de barras. O antigo cartão, com número inicial 8 e sem código de barras não estavam cadastrados no Sistema Único de Saúde

Conforme informações colhidas na tarde de ontem (7), pelos coordenadores do Cartão SUS, Maximiliano da Cunha Haag e Sérgio Calvete, não há necessidades de correria da comunidade e no momento as prioridades são para mulheres com idade entre 15 a 50 anos, que precisam encaminhar exames como Papa Nicolau. “Esses cartões provisórios emitidos na gestão passada não constam no sistema de saúde SUS. Eles normalmente têm o código com início do número 8, 1, 2, 7, sendo que todos estão valendo exceto o número 8, mas o que está inscrito a caneta. A cor não importa. Quem tem o cartão 898 tem que trocar por um com número de inicial 7, mas sem correria, pois estes cartões não tem validade e nem vencimento”, destacaram os coordenadores.

A comunidade que ainda não realizou o cadastramento podem se dirigir a Secretaria de Saúde, localizada na rua Duque de Caxias, entre as ruas Silveira Martins e Rivadávia Corrêa, no horário das 7h30 às 13h30 e das 14h30 às 16h30. Também estão sendo realizados cadastramentos no PAM, na rua Manduca Rodrigues e na Unidade Básica de Saúde, localizada na avenida Daltro Filho, durante o horário de funcionamento de cada setor.

Para o recadastramento é necessário levar CPF, identidade, comprovante de residência. O atendimento é realizado em poucos minutos. “Estamos recadastrando cerca de 400 cartões por dia. Nesta segunda-feira, por exemplo, foram distribuídas 130 senhas de manhã e 60 à tarde. A maior demora é que cada pessoa atendida recadastra cerca de quatro cartões, ou seja, um pai de família cadastra o do filho, da filha, da esposa e o seu próprio cartão”, explicaram os coordenadores.

 

Os dados completos sobre as pessoas cadastradas em Livramento deverão ser divulgadas nos próximos dias.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.