Arroz: volume de chuva ainda é insuficiente

A segunda semana de outubro foi mais um período de tempo instável, com temperaturas em ascensão. As chuvas registradas foram bastante irregulares em termos de volume acumulado, registrando índices que variaram entre um mínimo de 5,8 mm e um máximo de 146 mm, dependendo da região. Ainda que algumas regiões tenham apresentado desvios negativos em relação à média esperada para o período, até o momento não são relatadas situações de anormalidade com relação à implantação e ao desenvolvimento de lavouras e pastagens.

Os produtores de arroz estão preocupados com uma possível falta de água nas barragens das Regiões da Campanha e da Fronteira Sudoeste, que não atingiram suas cotas máximas devido ao regime de chuva verificado durante o período de outono e inverno. Os atuais preços praticados pelo mercado também têm desestimulado os rizicultores, que ainda avaliam a real conveniência de plantar ou não a área projetada para este ano. O atual preço – R$ 22,90 para a saca de 60 kg – é 24,79% inferior ao valor médio para o período (outubro).

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.