Coordenadora fala sobre a nova proposta pedagógica

As escolas escolhidas para desenvolver o turno integral aguardam ansiosas as orientações da 19ª CRE- Coordenadoria Regional de Educação. Conforme a coordenadora Meire Torres Garagorry, o governo destacou que a proposta pedagógica em construção prevê para as escolas que aderirem ao tempo integral em 2014 uma matriz curricular que incorpora a reestruturação curricular que vem sendo feita na Educação Básica da rede estadual, com a perspectiva da educação integral, como é o caso do trabalho por áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas).

Com carga horária de oito horas diárias, os regimentos escolares terão indicativo de carga horária anual de 1.600 horas para o Ensino Fundamental, sendo que a base curricular prevê formação geral (áreas do conhecimento) e atividades curriculares integradoras obrigatórias e optativas. As obrigatórias incluem iniciação aos estudos da pesquisa, leitura e produção textual, experiências matemáticas, educação em direitos humanos, atividades artísticas e culturais, atividades esportivas e motoras e estudos monitorados.

As optativas são agroecologia, memória histórica da comunidade, educação para a paz, cultura digital/informática educacional e línguas. 

Entrevista

A coordenadora da 19ª CRE, Meire Torres Garagorry participou do anúncio que foi feito pelo governador Tarso Genro juntamente com o secretário estadual da Educação, José Clovis de Azevedo, na manhã desta sexta-feira (21), no Palácio Piratini, na capital do Estado. No ato também estavam representantes da equipe diretiva das escolas contempladas em Livramento e região.

A Plateia: Quais foram os critérios utilizados para a seleção destas escolas em Livramento?

Coordenadora: Primeiramente precisávamos de espaço físico; escolas que tivessem poucos alunos e verificamos que estas duas vinham reduzindo seus alunos. Também observamos o índice de reprovação alto e vulnerabilidade social. Com isso estamos priorizando que os alunos possam ficar em turno integral nas escolas, enquanto os pais possam trabalhar sem se preocupar com o tempo ocioso dos filhos.

A Plateia: Que tipo de atividades serão desenvolvidas no período extra?

Coordenadora: São escolas que partindo do pressuposto que estariam no programa Mais Educação. Elas passam das 800h/anuais para 1.600/h anuais e os alunos vão ter as aulas da base curricular em um dos turnos e no outro as atividades integradoras e outros tipos de atividades lúdicas, pedagógicas, que irão envolver e qualificar o trabalho da escola. 

A Plateia: Essas novas ações deverão demandar em maior número de pessoal. As escolas receberão este reforço?

Coordenadora: Sim e está previsto o apoio de recursos humanos. As escolas receberão apoio necessário e todos os professores que estão nestas escolas vão ter que cumprir com 40 horas, obviamente que tem que ser um grupo afinado e que aceite trabalhar em uma proposta inovadora como é a escola de turno integral e funcionários também, então tudo isso estamos trabalhando com vista a atender estas necessidades. 

A Plateia: Estão previstas reformas físicas também?

Coordenadora: Não, apenas vamos qualificar os espaços já existentes, os quais não estavam sendo ocupados todos. Por isso que foram duas escolas escolhidas com muito critério e muito cuidado pela coordenadoria.

 

Você pode gostar também de:

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.