Imagem de Sant’Ana é recolocada no santuário do Planalto

Ação mobilizou servidores da Secretaria de Serviços Urbanos na manhã de ontem. Inauguração acontece no dia 29

Horiovaldo Lencina (2° da dir. para a esq.) foi o autor da obra encomendada pelo secretário Marcírio Silva (1° da dir. para a esq.), que deverá receber os fiéis de Sant’Ana do Livramento

Uma imagem que volta para casa. Esse foi o sentimento entre aqueles que acompanharam a colocação da imagem de Sant’Ana, padroeira de Sant’Ana do Livramento, no santuário que permaneceu vazio durante muitos anos, depois do sumiço da imagem anterior, no Planalto.

Ontem pela manhã, regada com a chuva que caiu torrencialmente, como a anunciar a chegada da Santa, os servidores da Secretaria de Serviços Urbanos conduziram e fixaram no local a santa, que agora irá receber os fiéis e debruçar seu olhar sobre a cidade, em um dos pontos mais altos de Sant’Ana do Livramento. Confeccionada em tamanho natural pelo artesão santanense Horiovaldo Lencina, a imagem de Sant’Ana demorou cerca de trinta dias para ficar pronta.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos de Sant’Ana do Livramento, Marcírio Silva, a solenidade de reinaguração do espaço e apresentação da imagem da Santa para a comunidade contará com uma missa a céu aberto, prevista para ocorrer no dia 29 de janeiro.

Ao ser consultado sobre a sensação de ver a sua obra entregue aos santanenses, Horiovaldo Lencina disse ter sido um grande prazer realizar o trabalho.

“Para mim, essa obra, Nossa Senhora de Sant’Ana, é muito importante. Espero que ela traga chuva para Sant’Ana do Livramento. Esse é um presente meu para a cidade. Eu me dispus a fazer a Santa, trabalho que durou trinta dias. Trabalhei em concreto e ferro quase vinte e quatro horas, até chegar a essa estrutura, que mede 1,80m e pesa cerca de 200 Kg. Todas as vezes que alguma coisa dava errado, durante a noite, eu sonhava e, ao acordar de manhã, já sabia onde e como fazer os consertos necessários. As obras que eu faço, se errar algo durante o dia, nos meus sonhos eu conserto”, disse Lencina, que assistiu a uma verdadeira peregrinação de santanenses em seu ateliê, que foram acender velas e pagar promessas nos dias em que a Santa aguardava o traslado até o local onde ficará abrigada agora.

Secretário

“Esse local já teve uma Santinha, que foi retirada. Agora, junto com esse grande artesão santanense, e apoiados por pessoas da comunidade que fizeram doações para custear as despesas da obra, estamos entregando esse presente para a cidade, já pedindo para que todos nos ajudem a cuidar. Vamos reativar essa área que agora recebe a santinha, no Planalto. Isso aqui é de todos nós, assim, pedimos que a comunidade nos ajude a manter o local limpo e organizado”, frisou o secretário de Serviços Urbanos, Marcírio Silva.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.