Receita Federal alerta para fraude eletrônica

Emails falsos enviados em nome da Receita Federal fazem vítima em Livramento 

 

A Receita Federal alerta os contribuintes para tentativas de fraude eletrônica envolvendo o nome da instituição comum durante a época de Declaração do Imposto de Renda. Quadrilhas transmitem mensagens eletrônicas que servem como meio para os criminosos obterem ilegalmente informações fiscais, bancárias e cadastrais do contribuinte. Ao clicarem em links ou baixarem anexos, os usuários têm seus computadores infectados por vírus e programas que permitem esse acesso ilegal aos dados.

No último dia 17, a santanense, Dra. Martha Santos teve seu computador infectado por um vírus ao acessar um desses emails falsos. A mensagem dizia tratar-se de um problema no número de CPF, ao final, pedia para baixar um aplicativo que na verdade era um vírus. A princípio, a mensagem parece bastante convincente, mas o contribuinte deve ter cuidado.

Por meio da Assessoria da Comunicação Social da Superintendência Regional da Receita Federal – 10ª Região Fiscal, Patrícia Silva Fagundes, assessora, alerta para a modalidade desse golpe, “a pessoa recebe um e-mail dizendo que a Receita Federal analisou todas as declarações do Imposto de Renda 2012/2013 e encontrou uma inadimplência no CPF do usuário. O usuário deveria então clicar em um link para o seu demonstrativo dos números apresentados e das declarações divergentes. Outras mensagens fraudulentas indicam a disponibilização para download do programa da declaração do Imposto de Renda, a necessidade de envio de uma declaração retificadora ou a existência de valores residuais de restituições do Imposto de Renda a serem recebidos pelo destinatário”.

A Receita esclarece que não manda mensagens via e-mail sem a autorização do contribuinte, nem autoriza terceiros a fazê-lo em seu nome. A única forma de comunicação eletrônica com o contribuinte é por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), localizado em sua página na Internet (www.receita.fazenda.gov.br).

A orientação ao internauta que se deparar com esse tipo de mensagem é não responder, não abrir arquivos anexados, nem acionar links para endereços da Internet, excluindo imediatamente o e-mail. 

Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita Federal, acessar a página na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou entrar em contato com o Receita pelo fone (146). Para quem ainda não fez a declaração, confira as dicas do gráfico ao lado.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.