Marcos foi o melhor brasileiro em Jerusalém

Atleta superou aclives e declives do percurso em 1h16min50seg

Marcos Costa se surpreendeu quando soube que subiria no pódio

O esporte da Fronteira acordou em festa na sexta-feira, impactado pelo feito de um herói obstinado que colocou seu nome na história do esporte santanense, concretizando um sonho que teve, centenas de participantes que se somaram a campanha de doações que levou a Jerusalém

Marcos Rogério Costa Dias, 27 anos, atravessou o Atlântico para se consagrar como um dos melhores atletas do mundo na Meia Maratona de Jerusalém. Mesmo sem qualquer experiência em provas longas e com apenas uma disputa de 21 quilômetros em 2007, o atleta obteve um feito histórico na prova de 21 quilômetros pelas subidas e descidas da região antiga da cidade. Marcos foi o 3º lugar geral, competindo com a elite do esporte no mundo, a grande maioria especialistas neste tipo de prova. Entre 4.683 inscritos, Marcos largou para ainda ressentindo de uma lesão que teve ainda em Livramento, na etapa do Circuito Sesc na semana da viagem, mas largou muito bem e fez uma projeção para entrar entre os 10 primeiros. Nos primeiros quilômetros o atleta já figurava em sétimo na geral masculina e se mostrava em condições de continuar aumentando o ritmo. Com 40min de prova o atleta já havia passado três outros concorrentes ao superar um atleta húngaro, assumiu a terceira colocação. Nos quilômetros finais, Marcos chegou a se aproximar do segundo colocado, o africano Egziabher Gedamu e cruzou a linha de chegada com tempo de 1h16min50seg. Gedamu fechou a prova com o tempo de 1h15min-05seg. O campeão da prova, Naile Gebre, também africano, fez o tempo de 1hh11min36seg. Pelas mãos de um santanense, porém, a bandeira brasileira subiu ao pódio de um das maiores provas do calendário internacional de atletismo. Os quenianos dominaram a maratona (42 quilômetros) com Ronald Kimeli Kurgat sendo o campeão, (2h16min08seg) Patrick Waschira Muriuk, em segundo e Luka Kipkemoi Chelimo em terceiro. O melhor brasileiro nesta prova foi Peterson Silveira, que ficou em 15º lugar. Com seu resultado Marcos, acabou sendo o melhor brasileiro entre todas as modalidades (maratona, meia maratona e rústica). O atleta santanense ganhou troféu, medalha, como terceiro na geral e campeão na categoria e ainda garantiu uma premiação em dinheiro de U$ 1.000,00. O atleta permanece em Jerusalém até segunda-feira e deverá chegar a Fronteira na próxima quarta-feira. 

NÚMEROS

Atletas na maratona:
1.925
Atletas na meia maratona:
4.683
Atletas na Rústica de 10 km:
8.934
Atletas homens:
11.050
Atletas mulheres:
29
O maior grupo de participantes
Polícia de Israel:
441

 Os colaboradores

Se Marcos Costa compartilhou o sonho antes da viagem, na sexta-feira compartilhou também as alegrias. Todos aqueles que o ajudaram a chegar a capital de Israel, eram só sorrisos com o seu feito. A conquista do atleta foi tão inesperada quanto positiva para todos que participaram da campanha em prol do atleta. Abaixo alguns depoimentos de pessoas que o ajudaram:

Adriano Morais -
Gerente do Hotel Castelo

Colaborei depois de ver a notícia na rádio com o depoimento do Calico Grisólia e queria colaborar para que o atleta realizasse o sonho. Resultado foi o que menos importa, mas fiquei muito feliz pelo feito dele e certamente espero contribuir com ele em outra oportunidade

“Contribui por que conheço o Marcos, através da Igreja e sabia deste sonho dele, além do seu esforço e garra para buscar seus objetivos. É um grande exemplo de determinação”

Keila Louzada – Assessora da Vereadora Carine Frassoni

 

Vinicius Magalhães – Colega do posto Espigão

“Estamos muito felizes aqui porque sabemos o quanto ele é determinado e se sacrifica. É muito dedicado e obstinado. Fizemos rifa e doamos dinheiro que será descontado em folha, porque ele é um batalhador e merece tudo que vem conquistando. As vezes ele entre meia noite aqui e treina até às 11h30 e não mede esforços para fazer o que gosta. Admiramos muito o Marcos”

 

 

 

  

Vice presidente da Associação dos Camêlos

“Etamos orgulhosos dele, pois um atleta daqui atingir esse feito e viajar para tão longe e competir com atletas muito melhores preparados e ainda consegue vencer. É maravilhoso. Foi um incentivo dado de coração por todos nósFrancisco Gusmão- Chico-”

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.