Páscoa, origem da festa cristã

Entenda como surgiu e como era celebrada uma das maiores festas do cristianismo. 

Padre Roberto Carlos, Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Faltam exatos 30 dias para a páscoa que este ano será comemorada no dia 20 de abril. Nesta matéria em especial, A Plateia vai ajudá-lo a entender a origem dessa grande festa que hoje se tornou um fenômeno do capitalismo mundial.

Os primeiros eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pesah, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito antigo, fato registrado no Livro dos cristãos, a Bíblia. A data marca o êxodo do Egito, por volta de 1250 a.C. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados pelo profeta Moises, fugiram do Egito.

A Páscoa foi instituída na noite em que ocorreu a fuga do Egito. Dali em diante a data deveria ser celebrada anualmente. Cada família deveria escolher um cordeiro ou cabrito sem defeito, com a idade de um ano. Após o animal ser morto, o seu sangue era retirado e aspergido nas ombreiras (partes verticais da porta) da casa em que comeriam o cordeiro.

O sangue nas ombreiras da porta era o sinal que identificava a casa dos hebreus dos egípcios. Depois que os hebreus chegaram a Terra Prometida a festa ganhou outro sentido e adaptações ordenadas pelos profetas até se tornar uma celebração da morte e ressurreição de Cristo, segundo relatos do livro bíblico.

A palavra Páscoa advém do hebraico e significa “passagem”. Em entrevista, o Padre Roberto Cláudio comentou que a Páscoa é a mais importante festa cristã e celebra a ressurreição de Jesus Cristo, ou seja, a passagem da morte para a vida. “A páscoa surgiu muito antes do próprio Cristo. Ele mesmo chegou a festejar a Páscoa com os seus discípulos durante a famosa Ceia” disse o clérigo.

No ano 325 d.C. o Concílio de Nicéia determinou a data da Páscoa Cristã: o primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio da primavera. Por isso, a Páscoa é uma festa móvel no calendário, em alguns anos ela é comemorada no mês de abril ou março. Muitos símbolos marcam a festa, desde a cruz onde Jesus foi morto, o pão e o vinho da ceia e aos modernos ovos de chocolate.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.