Ônibus Lilás chega ao Centro de Referência da Mulher

Unidade Móvel de Acolhimento cumpre dois dias de cronogramas em três escolas municipais

Rosélli Ribeiro Ortiz, coordenadora Municipal da Mulher (foto destacada) e sua equipe comemorou a chegada da unidade

O Centro de Referência da Mulher recebeu oficialmente no fim da manhã de ontem (19), a Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher, conhecido como “Ônibus Lilás”. O prefeito Municipal, Glauber Lima, assinou um termo de cessão junto à Secretaria Estadual de Política para Mulheres do Governo do Estado do RS, para que o veículo possa ficar à disposição no município, durante três dias.

O veículo equipado com salas de atendimento e material informativo segue seu cronograma de uso, nesta quinta-feira, o qual foi modificado em função do tempo chuvoso. A partir das 9h, a unidade estará estacionada na Escola Abreu Fialho, na vila Santa Rosa.

Conforme Rosélli Ribeiro Ortiz, coordenadora Municipal da Mulher, a vinda do referido ônibus, o qual é muito disputado, faz parte das atividades do mês da mulher e tem o objetivo principal chegar até as comunidades nas zonas rurais. “A solicitação deste ônibus, que pertence a Rede Lilás, a qual também fazemos parte, foi no ano passado. Por ser muito disputado, pois há somente dois veículos para todo o Estado, vamos tentar reagendar de novo, mas acredito que seja mais para o final de ano, a segunda vinda dele. Em função do tempo chuvoso, tivemos que mudar nosso cronograma de atendimento que deverá beneficiar agora escolas municipais, como o Abreu Fialho, Pacheco Prates e Silveira Martins”, informou a coordenadora. 

Rede Lilás

De forma inédita, o Governo do Estado instituiu a Rede Lilás para articular ações coordenadas junto às instituições de acesso à segurança, à saúde, à educação, à assistência social, ao mundo do trabalho e à justiça visando atender as mulheres e meninas gaúchas em situação de violência. Trabalhando em Rede, a Secretaria de Políticas para Mulheres Gaúchas está fortalecendo os espaços municipais específicos de aplicação de políticas públicas para as mulheres (Coordenadorias, Centros de Referência, Casas-abrigo etc.). Está estimulando o atendimento especializado ao público feminino junto à política de assistência social de diferentes cidades, apostando numa forma coletiva de trabalho, com ações interligadas entre os poderes executivo, judiciário e com o apoio do legislativo.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.