Políticas sobre a assistência estudantil serão discutidas em Livramento

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE), organizado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Sant’Ana do Livramento, em sua 50ª edição, recebe cerca de 150 participantes para discutir sobre as políticas públicas de assistência estudantil.

O FONAPRACE procura assessorar os reitores e pró–reitores das instituições federais, além de servir como base para as elaborações de políticas públicas pelo Ministério da Educação (MEC). Durante os últimos seis anos, foram desenvolvidas, nos encontros do FONAPRACE, pesquisas para determinar o perfil sócio-econômico dos universitários brasileiros. Essas pesquisas foram utilizadas para definir ações orçamentárias na área e impulsionou também o Plano Nacional de Assistência Estudantil. A coordenadora do FONAPRACE e Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários da Unipampa, professora Laura Fonseca, explica que “antes do Plano Nacional, a assistência estudantil dependia da capacidade orçamentária de cada universidade, hoje existe uma verba federal destinada ao auxílio dos universitários”. Na edição de 2011 do evento, dois temas principais serão abordados. Um dos assuntos discutidos será a Matriz Orçamentária destinada à assistência para estudantes universitários. Nessa discussão haverá a presença de um representante do MEC, o outro tema debatido será um decreto federal, assinado em 2010, que impede a acumulação de bolsas pelos universitários.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.